Pesquisa foi realizada em outubro de 2021 por meio de um questionário customizado no Twitter; no Brasil, 3.840 pessoas responderam

O Twitter Brasil realizou um levantamento sobre o perfil dos gamers no país e seus hábitos de consumo. Segundo a pesquisa, as principais motivações das pessoas quando o assunto é comprar e usar acessórios para gaming são conforto (60%), performance (54%) e qualidade do produto (50%), seguidos de eficiência e produtividade (38%), design (33%) e custo-benefício (25%).

O levantamento traz três perfis presentes na plataforma: 30% são “gamers hardcore”, que jogam competitivamente e focam em melhorar para ganhar; 50% são “gamers casuais”, que jogam por diversão e ganhar ou perder não importa; e 20% não são gamers, portanto, não jogam.

Nesse recorte, o levantamento aponta que 82% dos gamers hardcore e 63% dos gamers casuais possuem pelo menos um acessório de gaming, e 54% das pessoas que usam o Twitter acreditam que esses produtos são presentes relevantes.

Camilla Guimarães, head da área de pesquisa do Twitter no Brasil, ressalta que é essencial conhecer o comportamento do consumidor por meio de seus sentimentos, ações e influências. "E, como o Twitter é uma grande fonte de insights para o mercado, é um lugar fundamental para as marcas estarem. O estudo traz ainda mais insumos para ajudá-las em suas estratégias”, afirma.

No contexto de intenção de compra, a pesquisa mostra que os gamers têm diversos tipos de acessórios para jogar e desejam adquirir outros nos próximos 12 meses. Ambos os “gamers hardcore” e os “gamers casuais” buscam cadeira ou mesa gamer, fone de ouvido e monitor como primeiras opções.

O material foi coletado em outubro de 2021 e a amostra no Brasil contou com 3840 pessoas.