O troféu destinado aos campeões da Copa do Mundo virou chocolate. A Garoto transformou a taça em um produto limitado, que chega ao mercado em março e já faz parte da estratégia da marca para a Páscoa, integrando também mais uma fase da campanha para o mundial, do qual a Garoto é patrocinadora oficial.
O lançamento do troféu de chocolate aconteceu nesta terça-feira (11), quando a marca também revelou novas ações que integram o pacote de R$ 200 milhões destinados à Copa do Mundo. Além do novo produto, a Garoto lança no próximo dia 26 uma promoção que distribuirá via sorteio 2,4 mil ingressos e versões especiais da Brazuca, a bola oficial do mundial, a consumidores que cadastrarem a compra de produtos Garoto. Futuramente, haverá novas ações envolvendo celebridades que já participaram da campanha da Garoto, como o cantor Michel Teló, que gravou a canção “Talento”, tema da torcida composto por um dos fãs da marca nas redes sociais.
O troféu de chocolate é um produto limitado. Trata-se de uma réplica da taça da Copa do Mundo feita de chocolate ao leite. Os direitos de reprodução do troféu foram negociados pela Garoto junto à Fifa em um diálogo separado do patrocínio ao mundial. É mais um lançamento oficial da marca ligado ao torneio, assim como o chocolate do Fuleco, que entrou no mercado em 2013. “Já vendemos mais de seis milhões de unidades (do chocolate Fuleco). Com a taça, o que estamos buscando é um produto seletivo. O Fuleco custa R$ 1,30, e aqui estamos falando de um produto que chega por volta dos R$ 50. É uma edição limitada e vamos acompanhas as vendas, porque muito provavelmente vamos ter uma segunda tiragem mais próxima da Copa. Dá para falar que serão algumas centenas de milhares de unidades”, revela André Barros, gerente-executivo de marketing esportivo da Nestlé.
Com o lançamento, a marca também já pensa na Páscoa, que antecede a Copa do Mundo em dois meses. “A Páscoa é o grande momento do chocolate no Brasil. É um bom momento para apresentar um produto novo e ganhar um impulso de vendas, embora a taça vá ser vendida até a Copa do Mundo. Já fizemos iniciativas parecidas, como um ovo quadrado, mas ela tem uma característica diferente, porque podemos atingir um público que não é o comprador tradicional da Páscoa. Aqui, eventualmente, podemos descobrir um fã de futebol que vai comprar o produto”, avalia.
Redes sociais
Para as demais ações de ativação do patrocínio, a Garoto recorrerá às redes sociais, onde já realizou iniciativas para escolher o sabor e a embalagem do chocolate oficial da Copa e o tema da torcida. Segundo Barros, a plataforma foi escolhida devido ao sucesso das primeiras ações – a fanpage da marca no Facebook tinha 700 mil fãs no início de 2013 e, atualmente, supera a marca dos 11,3 milhões.
“Na metade de 2012 já dava para perceber que as redes eram um canal muito bacana de interação com o consumidor. A resposta é rápida, as pessoas se engajam e compartilham o conteúdo. Temos hoje uma boa experiência com redes sociais, que é um modo diferente de trabalhar”, afirma Barros. Todas as ações da Garoto nas redes sociais são desenvolvidas e administradas pela Babel.
A marca deve dar continuidade a ações como a que escolheu a o tema da torcida. O executivo indica que todas as ações planejadas têm essas plataformas como base, mas a mídia tradicional não está descartada. A Garoto, por exemplo, tem uma das cotas de exposição durante a transmissão da Rede Globo. Apesar disso, Barros ressalta a evolução da marca no ambiente digital. “O aprendizado foi bastante grande – reagir a crises, antecipar respostas ao consumidor, postar e receber na hora a reação, seja ela positiva ou negativa. Essa dinâmica das redes sociais é bastante desafiadora e a gente ainda está aprendendo”, finaliza.