As previsões para o investimento em publicidade durante os próximos anos se mantém positiva, porém com revisão mais conservadora após o primeiro semestre, segundo pesquisa divulgada pelo centro de estudos Warc. A incerteza sobre a situação econômica da Europa é um dos fatores primordiais para o decréscimo de 0,9 ponto percentual para o provável crescimento do mercado em 2012 frente a 2011, passando agora de 5,3% para 4,4%, e uma redução de 0.5 ponto percentual para 2013, com perspectivas de 4,9% de crescimento em vez dos 5,4% anteriores.

Os fatores que contrastam com o mau desempenho e a falta de confiança sobre a economia europeia são os Jogos Olímpicos de Londres, que sempre motivam um gasto superior por parte dos anunciantes, bem como as eleições presidenciais dos Estados Unidos e o rápido crescimento da China, segundo a pesquisa.

Na divisão por países, a redução mais sensível é vista na Itália e na Espanha, nações com fragilidade econômica (e política no caso italiano) que viram seu índice já apontar a involução dos investimentos em publicidade. Antes com previsão de estabilidade em relação ao ano passado, a Itália prevê agora queda de 5 pontos percentuais no seu budget para 2012. O caso espanhol é igualmente negativo, com redução de perspectivas de 4,6 pontos percentuais e tendo uma retração prevista de 7,8% nos investimentos publicitários para este ano.

Em contraste, a China, que se mantém praticamente estável, com redução de 0,1 ponto percentual diante da primeira previsão, devendo apresentar crescimento de 14,7% até o fim do ano. Apesar de queda de 1,6% da previsão inicial, a Rússia se mantém na segunda posição entre os mercados que mais devem crescer, com 12%, seguida do Brasil, em terceiro, que teve o índice corrigido para menos 0,7%, mas ainda aparece com crescimento previsto considerável: 9,5%.

Internet se destaca

Segmentando os investimentos por tipo de mídia, o que se vê é a internet destoando das demais no volume de crescimento. Diante da diminuição da previsão de crescimento geral, o meio digital foi o único que teve a revisão para cima, ampliando em 0.6 ponto percentual e evoluindo para 14,8% acima do investido em 2011.

Na mídia impressa, revistas e jornais aparecem caindo um ponto percentual cada, chegando à previsão de retração global de 2,1% e 2,5% em investimentos, respectivamente. TV (4,6%) e mídia out of home (4%) tiveram decréscimos na ordem de 1,3 ponto percentual, enquanto cinema caiu 0,6 pontos, chegando a  4,7%; e rádio, 0,3, para 2,4% de aumento de investimento publicitário previsto para 2012 em relação a 2011.