No último dia 12 foi realizado em Búzios o Mundialito de Fast Triatlo, esporte que envolve etapas de natação, ciclismo e corrida. O evento é produzido pela Gayotto Marketing Esportivo e veiculado pela Rede Globo, uma parceria que dura há 15 anos. Eduardo Gayotto, ex-triatleta e presidente da empresa, foi o idealizador do evento que começou como Desafio Internacional entre atletas brasileiros e argentinos, depois passou a se chamar Desafio das Américas até se tornar o Mundialito de Fast Triatlo, com atletas de vários países.
“Já está na hora do Mundialito subir outro degrau e tornar-se uma ‘world championship’. Nós já temos autorização da Rede Globo para transformar o evento e agora estamos procurando parceiros para executar o projeto. Acho que em dois anos conseguiremos colocá-lo em prática”, disse Gayotto. A ideia é criar o que Gayotto vai chamar de Seletivas Mundial de Fast Triatlo, etapas realizadas em Miami e em Lisboa. “Nestas duas seletivas escolheremos os quatro países melhor colocados em cada etapa, que formarão com o Brasil os nove países participantes do mundial”. Além de produzir o Fast Triatlo desde 1999, a Gayotto promove corridas, eventos de ciclismo, natação e até xadrez, tênis de mesa, futebol society e basquete, como no caso das Olimpíadas da Petrobras. “Hoje temos mais de 300 eventos esportivos promovidos. Evento esportivo outdoor é o nosso foco desde a criação da empresa, há 20 anos”, contou. Gayotto, que já foi presidente da Confederação Brasileira de Triatlo antes de montar sua empresa, diz que havia uma carência de promotores de eventos nesta categoria de esporte.
“Como presidente da federação tive que começar a promover os eventos de triatlo e adquiri experiência, que acabei unindo ao meu know-how como atleta e ao meu curso de administração, montando assim a minha empresa”, declarou ele. Entre seus clientes estão Avon, Banco Itaú, Shopping Iguatemi, Pão de Açúcar, Reebok, Olympikus e Petrobras. “Fizemos a corrida do Grupo Pão de Açúcar, nosso cliente por 13 anos, crescer de 8 mil para 30 mil participantes. Esta ainda é a maior corrida da América Latina”. Outro case de sucesso é a corrida noturna da Reebok com entretenimento: um percurso de 10 km com intervenções de malabares, trapezistas e enfeites de neon a cada quilômetro. Para 2012, Gayotto pretende ampliar o que já tem. Ele ainda tem planos de montar um escritório no Rio de Janeiro. “Com a aproximação das Olimpíadas de 2016, os clientes vão querer fazer eventos aos quais estou chamando de eventos satélites em torno das Olimpíadas. Obviamente vamos intensificar a aproximação com quem já temos relacionamento, como, por exemplo, o Comitê Olímpico Brasileiro”, explicou.
Gayotto também tem planos de montar a Indy Run, uma corrida a pé no intervalo da Fórmula Indy 300 no próprio circuito da corrida automobilística, além de intensificar a busca por patrocínios da Meia Maratona das Pontes, que já faz parte do calendário paulista há quatro anos. Em outubro deste ano, a empresa organizará a Cicle Fair, uma feira de negócios para o segmento de bicicletas. O evento será realizado para a Aliança Bike, entidade que reúne todos os fabricantes, importadores e principais lojistas do segmento. Atualmente Gayotto terceiriza quase todas as áreas e consegue produzir um evento com uma equipe de 10 pessoas.
“Temos sempre os mesmos parceiros e fornecedores leais e alinhados com o nosso trabalho”, afirmou. Para Gayotto, o esporte cria valores e é uma poderosa ferramenta de mídia e de relacionamento. “O marketing esportivo ajuda a imagem de marca corporativa. Quando falamos de produzir alguma coisa para o grande público, estamos trabalhando a imagem da corporação, o que faz a marca ficar mais próxima do consumidor final”, concluiu o empresário.