O laboratório Genoma está na liderança do ranking de investimentos brutos em mídia do Kantar Ibope Media. Fabricante de marcas como Asepxia, Cicatricure e Goigochea, a empresa destinou R$ 3,448 bilhões em 2016 em comunicação mercadológica. Mas há subtração de investimento em relação a 2015, quando o anunciante contabilizou R$ 3, 951 bilhões em ações de publicidade. Na segunda posição está a Via Varejo, controladora das Casas Bahia, Ponto Frio e Bartira, com R$ 3,219 bilhões. Em terceiro está a Unilever com R$ 2,793 bilhões. Em seguida aparacem pela ordem a Hypermarcas (R$ 2, 285 bilhões), Caixa (R$ 1,714 bilhão), Procter & Gamble (R$ 1, 586 bilhão), Ambev (1,207 bilhão), Grupo Telefônica (1,158 bilhão), Trivago (R$ 1,122 bilhão) e General Motors (1,118 bilhão).
A métrica do Kantar Ibope Media contempla os preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação, sem os descontos e negociações praticadas entre agências e os anunciantes. Por exemplo, a verba anual declarada da Caixa Econômica Federal é de cerca de R$ 600 milhões, mas o banco estatal está listado com um volume superior a R$ 1 bilhão. O Genoma é tradicional anunciantes da Record TV, Band e Rede TV!. O volume bruto é elevado, mas não há acesso às negociações da empresa, que é atendida pela David, com os veículos. Veja o infográfico completo do instituto aqui.