Mesmo com uma ampla agenda válida para os três últimos meses de 2012, a Geo Eventos — empresa das Organizações Globo voltada ao segmento — considerou a noite desta segunda-feira (25) o momento propício para apresentar a programação de acontecimentos que realizará durante o ano de 2013, quando deve ampliar o volume de eventos sob sua batuta em cerca de 50%. Na ocasião, parceiros, clientes e representantes do mercado puderam acompanhar na Casa Fasano, em São Paulo, além do anúncio das atrações, apresentações de artistas como Preta Gil, Gabriel o Pensador, Latino, Gusttavo Lima e um número do musical “Priscila, Rainha do Deserto”.
“Somos uma empresa jovem, com dois anos de vida, e nascemos para suprir uma demanda das Organizações Globo que, presente em praticamente todos os pontos de contato — como TV, rádio, mídia impressa, internet e outras — ainda tinha essa demanda para eventos, para o contato com o público ao vivo. Mesmo com esse pouco tempo de vida, podemos encarar que 2012 foi o ano da consolidação da Geo. Agora, estamos preparados para muito mais”, destacou Leo Ganem, presidente da empresa.
A operação tem três principais pilares: entretenimento, que aborda teatro, musicais, turnês e festivais; esporte, que vai desde a promoção de eventos de futebol, corrida e esportes a motor até o gerenciamento de áreas premium em estádios e venda de ingressos; e o de negócios, com feiras e exposições. Para 2013, há um planejamento de não apenas intensificar essa agenda, mas também encontrar um ponto de convergência em muitos dos casos. “Vemos muita consistência em nossos produtos e também na nossa estratégia. No ano que vem, pensamos em diversos projetos que cortam horizontalmente esses três pilares”, destaca Cláudio Santos, vice-presidente comercial da Geo. Entre os exemplos está o WCT Rio — que une competições de surfe com shows de bandas de surf music — e a proximidade entre a plataforma de corrida de rua e o Expo Atleta, evento integrante do pilar de negócios e voltado à modalidade.
Outra intenção da empresa é fortalecer e continuar a lançar eventos proprietários que não se limitem a uma única realização, mas que se tornem frequentes e pertinentes ao decorrer dos anos. “Muitos de nossos eventos foram lançados já dentro da estratégia de criar um ativo de longo prazo, carregando não só uma força de conteúdo, mas também de marca. A ideia é que eles não sejam pontuais, mas sim replicáveis”, ressalta Santos.
Entre os eventos programados para o próximo ano no pilar de esportes ano estão a continuidade do Futebol Run, lançado em 2012; o “Futebol Amistosos 2013”, com série de partidas de clubes brasileiros durante a pré-temporada; o “Hall da Fama”, voltado a apresentações e despedidas de grandes ídolos do futebol brasileiro; o Billabong Rio Pro, etapa do mundial de surfe no Brasil; etapas do Super Bike Series; edições do NFL Fan Party; e o MMA Rocks, que une série de eventos de luta com shows e entretenimento. Na área de negócios, a empresa volta a realizar edições de Expo Money, Só Para Mulheres e Festival do Clube de Criação de São Paulo, além da primeira edição do Expo Atleta. Já na área de entretenimento, estão programados musicais como “Kiss me, Kate”, “Como vencer na vida sem fazer força” e “Dancin’ Days”, além da chegada de “Milton Nascimento — nada será como antes”, em cartaz no Rio de Janeiro, à São Paulo. Também integram a agenda novos espetáculos a serem exibidos no Teatro Geo, espaço administrado pela empresa; o infantil Turma da Mônica; homenagens aos centenários de Luiz Gonzava e Vinícius de Morais; e novas edições do Lollapalooza e do Rio Music & Surf.