Os profissionais de marketing não podem fazer suposições simplistas sobre a Geração Z, mesmo que está seja uma faixa etária que, muitas vezes, apresenta atitudes e hábitos contraditórios. Tais características fazem o planejamento em longo prazo uma problemática, de acordo com o Warc Toolkit 2016, que aponta cinco anos como sendo muito tempo.
As contradições são, em alguns casos, encontrados na pesquisa que constatou que 86% usam seus smartphones várias vezes por dia, mas 79% concordam que as pessoas da sua idade passam muito tempo em dispositivos digitais. Ou o fato de que 69% assiste TV por mais de duas horas por dia, enquanto 70% dizem assistir mais de duas horas diárias de conteúdo no YouTube.
Apesar disso, existem algumas coisas que podem ser afirmadas de forma categórica, incluindo a afinidade com a tecnologia digital. Os adolescentes, e cada vez mais as crianças pequenas, estão sempre conectados à internet, principalmente através de tablets e smartphones que utilizam compartilhamento de vídeos no YouTube com amigos e familiares, mensagens instantâneas, compartilhamento de fotos e jogos.
Ao mesmo tempo em que as crianças ainda amam os ícones populares, incluindo desenhos animados, filmes e jogos com personagens, YouTubers também fazem sucesso e estão assumindo o lugar de cantores, heróis esportivos e estrelas de TV como as celebridades mais influentes entre essa geração.
Algumas pesquisas na Ásia também sugerem que o acesso à tecnologia está moldando não apenas o consumo de mídia, mas as amizades e vidas das pessoas. No Vietnã, metade de um grupo desta faixa etária disse que se sentem mais confortáveis se comunicando através de aplicativos ou textos de bate-papo.
E eles não querem transmitir suas vidas através das mídias sociais, como as gerações mais velhas têm feito. Eles querem mais privacidade, lugares ‘de encontro’, longe dos pais, potenciais empregadores e o público em geral.
Francesca Atkins, estrategista digital da Deloitte Digital, também observou que os profissionais de marketing precisam estar cientes de uma rápida mudança na mídia.
“As organizações não podem se dar ao luxo de sentar e simplesmente aderir ao que é regular”, ela aconselha. “Eles devem olhar e adicionar diretrizes complementares, a fim de incorporar as práticas corretas e evitar perda de tempo”.
E, dado o uso pesado das mídias sociais pela Geração Z, profissionais de marketing precisam trabalhar duro para garantir que eles não vão encorajar os menores de idade a aderirem às atividades de marketing nestas plataformas.
Com informações do Warc