Preferência por bebidas prontas e eventos de menor escala apontam novas direções para marcas no setor de entretenimento
A geração Z já representa 36% do público de eventos ao vivo no Brasil. O dado faz parte de um levantamento inédito da Zig, que analisou dados coletados entre 2023 e 2025.
A pesquisa mapeou 9.900 eventos e mais de 412 milhões de transações, revelando mudanças no comportamento de consumo e no formato do setor de eventos.
Segundo David Pires, CIO da empresa, os dados foram extraídos em tempo real a partir da plataforma de gestão e pagamentos da Zig, com base nas operações realizadas em eventos por todo o país. Por isso, refletem o consumo real do público, e não estimativas ou intenções de compra.
A geração Z já influencia setores como o de bebidas e o próprio modelo dos eventos, que têm priorizado experiências menores e mais segmentadas.
As bebidas prontas (ready-to-drink) é a categoria alcoólica que mais cresce entre os jovens, com destaque no Nordeste. Marcas de bebidas e patrocinadores devem considerar as "RTDs" como linguagem e estilo de consumo em ascensão.
Eventos de pequeno porte, como turnês, experiências esportivas e formatos híbridos, já representam 65% do total analisado. Grandes festivais e megaeventos, por outro lado, somam apenas 15%.
O relatório também mostra uma distribuição mais espalhada dos eventos pelo Brasil. O Sudeste ainda concentra a maior parte, com cerca de 6.700 eventos. Depois vêm o Nordeste (1.670), Centro-Oeste (744), Norte (441) e Sul (368).
O número de eventos cresceu de forma expressiva: foram mais de 4.400 eventos em 2024, contra 3.380 em 2023. Em 2025, até agora, já são mais de 2.100.
Esse aumento também aparece no volume de transações: 192 milhões em 2024, contra 134 milhões no ano anterior. Em meados de 2025, mais de 85 milhões de transações já haviam sido registradas.
(Crédito: Foto de Jade Masri no Unsplash)