O Gerety Awards estendeu seu prazo para 17 de julho. O júri em 2020 tem mais de 180 mulheres líderes de agências e marcas. Os vencedores serão anunciados em outubro.
A chamada para inscrições teve bigodes roxos enviados a mulheres líderes na indústria e pediu que elas posassem para uma foto com a pergunta: O que uma mulher precisa fazer para entrar em um júri de publicidade?
Segundo Svetlana Copic, fundadora da No Agency, que criou a ação comenta que o festival tem uma abordagem única para a igualdade de gênero. “O Gerety Awards teve credibilidade e coragem para transformar sua chamada para inscrições em algo muito maior. Depois de décadas da situação de ‘uma garota no júri’, a mudança finalmente começou a acontecer, mas este é apenas o começo e precisamos continuar a conversa. Às vezes, zombar do status quo é a melhor maneira de mudar isso”, diz.
Lucía Ongay, do Gerety Awards, lembra que ainda há premiações com júri sendo composto por menos de 20% de mulheres. “Isso reforça o nosso propósito e a campanha de inscrições, mas também levanta a questão: se Gerety pode ter um júri 100% feminino, por que os outros não podem pelo menos tentar chegar a 50/50?”, afirma.
A premiação homenageia Frances Gerety, redatora que em 1948 cunhou o slogan “A Diamond is forever”. Todos os tipos de mídia podem ser inseridos em qualquer uma das dez categorias intituladas Cuts (como um diamante): Mídia, Inovação, Entretenimento, Comunicação, Artesanato, Experiência, Trabalhos para o bem, Saúde, Indústria farmacêutica e Portfólios. As obras são julgadas pelos critérios originalidade da ideia e qualidade da execução.
A edição 2020 tem três brasileiras no júri: Samantha Almeida, head of content da Ogilvy Brasil; Danielle Bibas, vice-presidente global de marcas, comunicação e conteúdo da Avon; e Livia Marquez, digital content director da Rede Globo.