Virtualidade, audácia feminina, ingenuidade, sem filtro, explosão de cores e vizinhança global foram os seis temas elencados por uma pesquisa do Getty Images com base em 400 milhões de downloads realizados no ano passado para definir as tendências e conceitos visuais para 2017. A ideia e o aproveitamento nas áreas de publicidade, design e projetos de branding. A curadoria é do time de antropólogos visuais e diretores de arte da empresa.
O item virtualidade é associado a imagens bidimensionais e de realidade virtual para introduzir os consumidores “na história, desenvolver experiências altamente emocionais e estender a conexão deles com uma marca para além de seus produtos e serviços”.
Como há crescimento da opção pelo fotojornalismo, antítese da propaganda polida, mostra que o jeito sem filtro materializa tendência de uma linguagem mais documental. “Marcas desafiadoras estão adotando estéticas do fotojornalismo para se conectar a consumidores mais jovens e trazer um viés cru e espontâneo ao storytelling”, resume o estudo.
“Enquanto lutamos para entregar o imaginário certo para nossos consumidores em um mundo visual de mudanças rápidas, nunca foi tão importante entender quais imagens estão evoluindo e por quê”, disse Andrew Saunders, vice-presidente sênior de criatividade da Getty Images. Esse conjunto de tendências faz parte do guia criativo anual da empresa, o Creative In Focus, que tem uma parte dedicada às preferências dos brasileiros, que podem ser acessadas online no link www.gettyimages.com.br/creativeinfocusbrasil2017.