A Dove lançou esta semana o projeto Show Us. Trata-se de uma biblioteca de imagens feita em parceria com a agência Girlgaze Photographers e a Getty Images com um objetivo: quebrar estereótipos de beleza em todo o mundo. PROPMARK conversou com a Getty Images para saber detalhes da ação.
No fim do dia, o objetivo final da publicidade é vender. Será que as imagens reais disponibilizadas pela Getty Images ajudarão as marcas neste sentido? Para Renata Simões de Aguiar, gerente sênior de conteúdo criativo da empresa, a resposta é sim.
“A Getty Images entende que tem a obrigação de criar um conteúdo que reflita todas as pessoas do mundo e quebra os estereótipos que existem na mídia e na publicidade há décadas. De acordo com pesquisa realizada pela Edelman Intelligence, oito em cada 10 mulheres brasileiras não se sentem representadas por imagens da mídia cotidiana e 9 em 10 desejam que os anunciantes façam um trabalho melhor em retratar mulheres de diversas aparências – incluindo idade, raça, forma e tamanho.”, explica. “Esses dados deixam claro: as mulheres procuram marcas para contar suas histórias e usar imagens que as representem visualmente”, completa.
Para toda ação há uma reação. No mundo de hoje, é possível que algumas marcas mais conservadoras optem por usar as imagens “tradicionais”. Perguntada sobre o que falaria para estas empresas, Renata diz: “como as marcas estão buscando ressonância com os membros da geração Z e millennials, elas precisam se afastar do conteúdo visual que foi usado para perpetuar os estereótipos. À medida que o mundo se torna mais diversificado e interconectado, marcas de sucesso estão criando uma identidade visual que se conecta a todas as comunidades”.
Apesar da boa intenção, o preço das imagens pode assustar. Algumas chegam a US$ 400. Questionada sobre alternativas, a gerente explica que na iStock e no Gettyimages.com há “uma ampla variedade de conteúdo que se alinha a qualquer orçamento”.
Renata também desta que, na última década, a Getty Images fez um esforço conjunto para mudar a maneira como as mulheres e outras comunidades marginalizadas são representadas na mídia e na publicidade.
“Fizemos isso em parceria com organizações como a Refinery 29, LeanIn e Muslimgirl.com para criar e enriquecer coleções dedicadas a mostrar as mulheres como elas são hoje. No entanto, este é um compromisso de longo prazo para transformar a forma como as mulheres são representadas em uma escala sem precedentes com novas imagens criadas por fotógrafas do sexo feminino. Pela primeira vez na Getty, todas as mulheres das 179 fotografadas definiram pessoalmente suas próprias descrições de busca e tags para suas imagens, permitindo que elas definissem sua beleza em seu próprio idioma, em seus próprios termos, garantindo que se sintam realisticamente representadas. Nenhuma distorção digital, apenas uma visão de beleza sem nenhuma alteração”, finaliza.