Após meses de negociações, o acordo entre quatro emissoras brasileiras e o grupo alemão de pesquisa de mercado GfK (Gesellschaft für Konsum-forschung – Sociedade para Pesquisa do Consumo) chega a uma definição oficial. Como o propmark apurou, representantes de Band, Record, RedeTV! e SBT se reuniriam com executivos do instituto na última quinta-feira (14) para acertos prévios. Nesta segunda-feira (18), a empresa divulgou um comunicado confirmando a carta de intenções, que foi assinada pelas quatro emissoras citadas “para trazer ao país sua experiência de mais de 40 anos em medição de audiência”.
Uma fonte ligada ao SBT já havia confirmado que a emissora assinaria os termos e que o GfK terá todo o ano de 2014 para aplicar o sistema em cerca de 70 mil domicílios do país. No comunicado, no entanto, o grupo confirma a instalação do método em seis mil residências. A medição de audiência via tecnologia alemã deve estar em funcionamento pleno no início de 2015.
Ainda de acordo com as informações divulgadas pela GfK, “a amostragem de sua medição será mais ampla do que a hoje existente no país, incluindo transmissões por via terrestre, cabo e satélite”. Válido por cinco anos, o contrato inicial terá valor superior a US$ 100 milhões e há potencial de extensão da oferta do serviço para outras emissoras, bem como para agências e anunciantes.
O propmark anunciou o início das operações do GfK no Brasil em agosto deste ano, quando Dominique Vancraeynest, representante do instituto, apresentou a tecnologia da empresa a executivos durante reunião nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), em Brasília (DF). No evento, ele adiantou que 15 áreas metropolitanas do país participariam da primeira fase de pesquisas, que contaria com entrevistas presenciais, assistidas por computador e/ou questionários em papel (leia aqui). Das principais emissoras brasileiras, apenas a Globo não participa da etapa inicial de trabalho do grupo, concorrente direto do Ibope.