A voz dos bastidores agora é de domínio público. A área de pesquisa de mídia do instituto alemão GfK, oficialmente GfK Market Research, foi descontinuada após, aproximadamente, três anos de operações. Sua chegada ao país foi consubstanciada pelo investimento de R$ 100 milhões realizado pelo SBT, RecordTV e RedeTV!, que estavam descontentes com os padrões de aferição do Kantar Ibope Media. Porém, as três emissoras, segundo fonte credenciada, não deixaram de usar as informações do concorrente de GfK por questão de segurança e também para validar seus projetos comerciais. A mesma fonte garante que as três emissoras estão pleiteando na Justiça o ressarcimento do valor investido.
O GfK Market Research chegou ao Brasil por gestão do empresário Fabio Wajgarten, criador do Controle da Concorrência. Ele trabalhou junto aos gestores alemão durante, pelo menos, dois anos. Foi por sua indicação que o executivo Flávio Ferrari assumiu o comando da área de pesquisa de mídia do instituto no Brasil.
No almoço de despedida do executivo Orlando Lopes da direção executiva do Kantar Ibope Media no último dia 29 de agosto, o fechamento do GfK é recorrente. Lopes fez um histórico do seu período no comando do instituto e disse que, um dos problemas que enfrentou foi a chegada do concorrente alemão. Lopes disse: “Agora, na minha despedida, tenho a informação de que o GfK está fechando”. Lopes não estava comemorando a derrocada do concorrente. Ele queria dizer que esse tipo de serviço contempla apenas um fornecedor em cada país.
O encerramento da operação de mídia do GfK não interefere nas demais operações da empresa no mercado brasileiro, especialmente pesquisa de varejo. O instituto chegou ao Brasil em 2002.
Abaixo o comunicado enviadopelo GfK aos seus clientes, assinado por Leopoldo Schneider:
“Transcorridos aproximadamente 5 (cinco) anos de seu estabelecimento em território brasileiro, a GfK Market Research Pesquisa de Mercado Ltda. (“GfK Medição de Audiência de TV”) deparou-se com um cenário que tornou insustentável a manutenção dos serviços de medição quantitativa contínua de mídia no Brasil. Assim, é com pesar que a GfK Medição de Audiência de TV comunica que não prestará serviços de fornecimento de dados de medição quantitativa de mídia a você a partir de 21 de setembro de 2017.
As operações de pesquisa da GfK, por sua vez, serão mantidas tal como estabelecidas desde meados de 2002.
A GfK Medição de Audiência de TV reitera seu orgulho e satisfação por efeito do legado positivo que deixou para o setor de medição de audiência no Brasil, por meio de uma proposta comercial transparente e consistente, suficiente para elevar o setor brasileiro de medição quantitativa contínua de mídia ao patamar de excelência global, especialmente nos quesitos tecnologia e ciência de dados. A atenção dispendida aos clientes também foi um diferencial da GfK Medição de Audiência de TV durante o desenvolvimento de sua estratégia no Brasil.
Por fim, a GfK Medição de Audiência de TV agradece imensamente a confiança que vocês depositaram nos projetos, dados e reputação que outrora foram-te apresentados”.