A partir desta sexta-feira (1º) o instituto de pesquisas mercadológicas alemão GFK (Growth from Knowledge), o quinto do mercado global, dá um novo passo no Brasil onde se instalou em 2002 e lançou em outubro do ano passado o seu Painel de Audiência de Televisão. Há cerca de três anos, a empresa recebeu convite das redes SBT, Record, Bandeirantes e RedeTV! para se instalar no país por discordarem das metodologias do Ibope. A partir de agora a equipe comercial vai a campo para oferecer sua metodologia às demais emissoras de TV abertas e fechadas, agências de publicidade e anunciantes.
O diretor-geral da divisão de Media Measurement da GfK no mercado brasileiro, o executivo Flavio Ferrari, acredita que a competição é essencial, mas reconhece que o modelo mundial não abriga dois fornecedores de serviços de audiência em um mesmo mercado.
“Os broadcasters têm uma nova opção. A concorrência é saudável em qualquer atividade. Desde o convite da Record, Band, RedeTV! e SBT, percebemos que já houve uma mudança de comportamento diante de uma proposta diferente. Fizemos os testes necessários e eles se mostraram consistentes. Nossa preocupação é atender bem às demandas dos clientes com os 180 profissionais arregimentados com o DNA do mercado brasileiro”, disse.
O investimento para estruturar o negócio foi de US$ 100 milhões. A Band deixou de integrar o grupo. O equipamento People Meter fará a medição inicial em 6.500 domicílios dos 15 principais mercados (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza, Campinas, Belém e Manaus), uma amostra equivalente a 24 milhões de lares e 100 milhões de pessoas. Os dados serão contabilizados em real time, mas após processamento de um filtro para capturar eventuais falhas, que são identificadas por um mecanismo do sistema, é gerado um relatório overnight.