O assunto vai e vem há bastante tempo: a entrada de um novo player forte no mercado brasileiro na área de audiência de TV, para fazer frente ao gigante Ibope. Novas notas especulativas vêm pipocando envolvendo o instituto alemão GFK, que está no Brasil há 10 anos – desde que comprou o Indicator – e atua mundialmente em diversas frentes, inclusive audiência para TV.

A diretora de marketing Lucia Godoy avisa que por enquanto tudo é especulação, mas que há conversas. A executiva avisa ainda que outra área em que as negociações avançam para a implantação de produtos de sua empresa localmente é a digital – onde pretende realizar medição da eficiência de campanhas, por exemplo. Em maio, o alemão Norbert Wirth, diretor global de inovação da empresa, baseado em Londres, virá a São Paulo para participar do tradicional Forum da ABA de Inteligência de Mercado, nos dias 21 e 22.

Nos bastidores, o que se comenta é que o instituto mantém conversas com as emissoras Record, SBT e RedeTV!. As negociações estariam sendo intermediadas por Fabio Wajngarten, sócio do Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais na TV. “Há conversas e estudos de viabilização em andamento, mas nada de concreto”, diz Lucia.

A GFK é um player global de origem alemã que atua em diversas áreas, como as de pesquisas Adhoc, auditorias e painéis de varejo, audiência de TV e de várias outras mídias com força na Europa e na Austrália. Atualmente, a empresa realiza serviços desse tipo em mais de 100 países.