Airbnb, Roblox e Apple usam a solução para atrair novos públicos, impulsionar vendas e fidelizar clientes

Se você já adquiriu um gift card para parcelar uma reserva no Airbnb ou presenteou alguma criança com Robux (as moedas virtuais do jogo online Roblox), você faz parte dos 96% dos brasileiros que consideram o gift card uma boa opção de presente, segundo pesquisa da Blackhawk Network Brasil (BHN).

Se a maioria vê o cartão como uma boa escolha para presentear, ele também se mostra uma ferramenta estratégica de marketing para marcas que souberem utilizá-lo.

Mesmo consolidada em países como os Estados Unidos, a cultura dos gift cards ainda é relativamente nova no Brasil. Quem afirma é Ana Beatriz Dellosso, marketing manager da BHN Brasil.

O segmento deve crescer globalmente 15,4% até 2029, segundo a consultoria Technavio, o que representa uma expansão de US$ 1,3 bilhão. No Brasil, a executiva relata que o mercado já avança cerca de 30% ao ano, mas ainda tem amplo espaço para expansão.

Em 2022, o Airbnb lançou seus cartões-presente no país, que podem ser usados para estadias e experiências. Para atrair mais consumidores, a empresa ofereceu vantagens como cashback e parcelamento.

Ana Beatriz Dellosso, marketing manager da BHN Brasil (Divulgação)

“O produto foi um sucesso. As nossas vendas de gift cards da Airbnb no Brasil cresceram 352% entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.”, revela Ana.

No caso do Roblox, os cartões tornaram-se uma forma de aproximar a marca da comunidade gamer em diferentes ambientes, inclusive fora do digital. A gerente conta com mais detalhes: “Com uma abordagem omnicanal, envolvendo parceiros digitais e displays em pontos de venda físicos, conseguimos crescer no país. Lançamos também uma plataforma própria para comercialização, com a possibilidade de customizar os cartões, o que atrai colecionadores e fãs da marca.”

Em ações de fim de ano no Japão, a Apple também apostou em personalização, lançando cartões no estilo tradicional japonês mizuhiki.

Mais do que presente, uma alavanca de consumo

Uma pesquisa da BHN aponta que, em 2024, a maioria dos brasileiros gastou mais do que o valor original ao usar um gift card. Entre os que receberam cartões de R$ 50, 62% fizeram compras adicionais, com média de R$ 61 a mais. No caso dos cartões de R$ 500, 39% dos consumidores extrapolaram o valor, com um gasto extra médio de R$ 106.

“Os gift cards são vistos como um bônus ou incentivo para compras maiores. Por isso, quando o consumidor resgata seu crédito, é importante que a marca o incentive a conhecer melhor seu portfólio, seja no ambiente físico ou digital.”, Ana esclarece.

Estar presente em diferentes canais permite que a marca alcance novos perfis de clientes e potencialize sua estratégia de aquisição. Mas o potencial vai além. “Os gift cards beneficiam todas as etapas do funil de marketing. A aquisição ainda é o destaque, mas o engajamento e a retenção também vêm crescendo com a evolução do mercado brasileiro.”

Uma pesquisa da BHN sobre o comportamento de fim de ano revelou que 52% dos consumidores das gerações mais jovens receberam cartões de marcas que ainda não conheciam. Isso abre espaço para novas conexões e aumento do reconhecimento de marca.

“Além da aquisição, os gift cards funcionam em promoções, sorteios e programas de fidelidade. Eles reativam clientes inativos e incentivam o consumo de lançamentos. São uma forma eficaz de gerar interesse e engajamento com a marca.”

Fidelização e experiência do consumidor

O mesmo levantamento mostra que 48% das empresas já utilizam gift cards como incentivo para compras específicas. Outros 43% os oferecem como recompensa em programas de fidelidade. Há também quem use a ferramenta para incentivar o teste de novos produtos (42%) ou se desculpar por experiências negativas (38%).

Com a entrada dos bancos digitais nesse ecossistema, a estratégia se fortaleceu ainda mais. Instituições como o Banco do Brasil passaram a oferecer cashback na compra de cartões-presente, criando vantagens para o cliente e fortalecendo seus próprios marketplaces.

“A fidelização via gift card ajuda a formar uma base sólida de clientes e melhora a experiência de compra como um todo. Isso aumenta significativamente as chances de recompra”, conclui Ana.