A Gillette deu nesta segunda-feira (4) o pontapé inicial no ano em que o Instituto Ayrton Senna celebra os 20 anos do legado do piloto brasileiro. A marca, que lançou uma edição limitada de produtos que homenageiam o ídolo, recebeu Viviane Senna e levou alguns de seus embaixadores, entre eles o piloto Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, para anunciar oficialmente a parceria.
A parceria prevê que parte das vendas dos produtos será revertida à instituição, que atua na área da educação em todo o país. Além disso, a marca homenageou Senna com uma campanha, criada pela Africa, em que vários garotos batizados em tributo ao ídolo contam sua história em um filme dirigido por Heitor Dhalia (leia mais aqui). Há também uma promoção na qual os consumidores de Gillette podem publicar suas próprias homenagens a Senna e concorrem a prêmios da marca e itens colecionáveis relacionados ao piloto.
“A parceria com o instituto não é de agora, ela já vem de alguns anos. A gente acredita muito no Instituto Ayrton Senna e estamos com eles porque sabemos que é um programa muito sério. Começamos a falar sobre o ano de celebração do Ayrton Senna há mais ou menos dois anos e aí a gente pensou como poderíamos fazer essa homenagem. Uma delas foi o vídeo e outra foi fazer a linha de aparelhos que trazem a referência ao Senna”, explicou Thiago Icassati, diretor de marketing da P&G.
Patrocinadora de Bruno Senna, a marca reuniu outros dois ídolos brasileiros no evento de lançamento: Pelé e Oscar. Este último, acompanhado de Bruno, usou os aparelhos recém-lançados para fazer a barba, como é costume nos eventos promovidos pela Gillette. As homenagens, porém, devem se estender. “As primeiras coisas que temos é o vídeo, que está na internet e na TV, e os aparelhos. Vamos ter também a campanha e a promoção. Mas estaremos junto com o instituto onde ele estiver”, completou Icassati.
Alberto Carvalho, presidente da P&G Brasil, foi outro que comemorou a parceria e exaltou tanto o ídolo quanto a marca. “Vimos essa oportunidade de homenagear e ao mesmo tempo celebrar o legado que Senna deixou. O Ayrton sempre foi um exemplo não só de atleta, mas também de homem, com um grande caráter. Essa ideia nasceu da P&G e do Instituto Ayrton Senna e escolhemos a Gillette para fazer isso, porque o Ayrton e a marca têm muito em comum”, afirmou o executivo, lembrando que ambos são sinônimo de alta performance, desempenho e vitória, citando a liderança da marca no mercado.
A presidente do instituto, Viviane Senna, por sua vez, agradeceu a P&G pela parceria e recordou o objetivo de sua instituição: dar oportunidade às crianças. “O ano que vem é o momento de celebração de 20 anos do instituto. E esse sonho do Ayrton virou uma realidade. Todo ano, dois milhões de crianças em mais de 1,3 mil municípios brasileiros são beneficiadas e mais de 70 mil professores são formados. É um trabalho que tem o objetivo de dar para essas crianças o que nós tivemos: educação. É um passaporte para o primeiro mundo que temos no Brasil”, afirmou Viviane.