Cruz: a essência de uma marca passa pela sua habilidade de dialogar

 

O que é preciso para que uma pessoa confie em outra? Ou para que o consumidor se identifique com determinada marca? Perguntas como essas são respondidas no “Trustparency – build a natural brand”, estudo lançado pela Giovanni+Draftfcb nesta terça-feira (23). Elaborado em parceria com a Resulta CNP tendo como base o Método Zmet — desenvolvido pelo dr. Gerald Zaltman, da Harvard Business School —, o projeto será o fundamento da consultoria oferecida pela agência a empresas que desejam trabalhar com o conceito “Natural brand”, que difunde a construção de marcas autênticas e espontâneas, interessadas em assumir imperfeições e, deste modo, construir uma convivência mais verdadeira com a comunidade.

“A essência de uma marca passa pela sua habilidade de dialogar e se relacionar com a sociedade. Com um mundo cada vez mais colaborativo, transparente e digital, a forma como as marcas se relacionam com seus consumidores passa a ser vital para o presente e o futuro do negócio. Hoje, o assunto relacionamento com o consumidor vai muito além de fazer com que a marca seja entendida, da inovação do produto, da estratégia de atendimento e do modelo de negócios”, afirma Pedro Cruz, coo (chief operating office) da Giovanni e coordenador do estudo.

Mais de dez agências da rede, entre elas as presentes em países como Estados Unidos, China, Índia e Nova Zelândia, colaboraram para o resultado final, bem como a visão de religiosos, psicólogos e antropólogos brasileiros sobre o assunto. Entre os aspectos identificados no estudo está a atual fragilidade da relação marca x consumidor, bem mais transitória que no passado. Ao quebrar alguns dos paradigmas do mercado de marketing e comunicação, o “Trustparency” determinou que a confiança dos clientes está intimamente conectada a marcas que honram um propósito e não omitem seus interesses comerciais. Desse modo, pessoas ou produtos que se mostram perfeitos demais são cada vez menos aceitos.