O Gired (Grupo de Implantação da TV Digital) validou, em uma reunião realizada na manhã dessa terça-feira (28), em Brasília, na sede da Anatel, a condição para que aconteça o desligamento do sinal de TV analógico da Grande São Paulo na quarta-feira, 29. A proposição será levada para a validação final de Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Cerca de 92% dos domicílios da região metropolitana de São Paulo estarão aptos a receber o sinal digital da TV aberta quando a analógica for desligada, segundo dados do Ibope. Por isso, de acordo com o Gired, a região alcançou a marca necessária para que o desligamento aconteça. A faixa de 700 MHz, utilizada pelas transmissões de TV analógica, serão destinadas à 4G da telefonia móvel.

Mais de 1,2 milhões de kits gratuitos devem ser entregues na Grande São Paulo até o dia 29 de março. Eles vão continuar sendo distribuídos até 45 dias após a data. Entre as famílias inscritas no Bolsa Família, 91% já contam com o sinal da TV aberta digital e, nos demais programas sociais, o percentual é de 89%.