A emissora vai investir no formato companion, que traz para o áudio narrativas derivadas do universo de séries, programas de TV e livros

A série original Globoplay, plataforma de streaming da Globo, "Os Outros", ganhou uma versão em podcast, lançada nesta segunda-feira (26). O projeto faz parte da evolução da estratégia de podcasts da emissora.

Agora, a emissora vai passar a investir no formato conhecido no mercado americano como companion, que traz para o áudio narrativas derivadas e estendidas do universo de séries, programas de TV e livros.

"Os projetos companion entregam bastidores, conteúdos extras, conversas que aprofundam e/ou ampliam o entendimento sobre determinado personagem e situação em uma história. Eles capturam a atenção de audiências já altamente engajadas com um tema, organizam comunidades em torno de discussões e alimentam o desejo de quem quer consumir mais do universo de um conteúdo que, muitas vezes, já teve sua temporada encerrada ou que não terá sequência. Dão vida para o conteúdo para além do que foi produzido e publicado originalmente", explicou Eliseu Barreira Junior, head de gestão de portfólio de produtos digitais & canais pagos da Globo.

Eliseu Barreira Junior, head de gestão de portfólio de produtos digitais & canais pagos da Globo (Crédito: Globo/João Cotta)

O programa "Os Outros – O Podcast" foi anunciado após a boa audiência e engajamento conquistada pela Globo com o case "Rita Lee: Outra Autobiografia – O Podcast", derivado da versão literária da autobiografia da cantora, que se tornou o podcast mais ouvido do Brasil no Spotify ao longo do mês de junho.

"O projeto do podcast da Rita Lee, que se tornou o mais ouvido do Brasil com apenas uma semana de lançamento, demonstra que existe um enorme público consumidor para esse tipo de narrativa. Temos inúmeras oportunidades para explorar o formato atrelado a produções originais do Globoplay, assim como a programas dos nossos canais. Queremos também estar cada vez mais associados à indústria editorial de livros brasileira a exemplo dessa feliz parceria com a Globo Livros", afirmou Eliseu.

A oportunidades de projetos casados com outras obras está alinhada com a evolução da estratégia para o mercado de podcasts, que tem como foco integrar cada vez mais podcasts e redes sociais. Na Globo, os podcasts são encarados como plataforma de influência, gerando oportunidades para anunciantes e criadores de conteúdo em torno de comunidades engajadas.

Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais da Globo (Crédito: Globo/Sergio Zalis)

"A Globo possui um ecossistema de mídia multiplataforma que permite a criação de produtos complementares para nossas histórias, ampliando seu alcance e reverberação. Ao criar podcasts companion, estamos alavancando esse diferencial e trazendo benefícios para o negócio como um todo. Marcas já associadas ou patrocinadoras de um produto original da TV, por exemplo, podem estender suas mensagens e atingir comunidades altamente engajadas. Eles são mais uma janela para a construção de marca", completou Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais da emissora.