A Globo apresentou, durante o AudioDay 2021, realizado na tarde desta quinta-feira, 21, sua estratégia para o seguimento de áudio digital.
O evento online contou com a participação de executivos da empresa, mercado publicitário, profissionais do mercado independente ligados à produção e distribuição de podcasts e talentos que integram o catálogo de áudio da Globo.
Além de transformar o Globoplay num hub de podcasts, que passa a reunir em um ambiente único os mais de 80 podcasts produzidos internamente pelo G1, GE e GShow, novos títulos produzidos por criadores e produtores independentes e ainda a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP foram divulgados.
“Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje”, disse Jorge Nóbrega, presidente-executivo da Globo.
A principal novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9. A partir de agora, os programas Mamilos e Braincast passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.
“É indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura, comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da rede para o futuro do podcast no Brasil”, aponta Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.
“Participamos ativamente desse mercado desde 2005 e nos últimos anos o vimos crescer, tanto em número de ouvintes, quanto na oferta de conteúdo e na sofisticação da participação das marcas nessas conversas. A consolidação do mercado de áudio aponta para a diminuição do número de players, à medida em que se busca otimizar os esforços para atrair audiência e anunciantes. Nesse contexto, no momento que a Globo nos fez o convite de parceria, não tivemos dúvida de que era a melhor escolha. É uma marca brasileira, associada a um padrão de qualidade, com a qual temos orgulho de agora unir nossa trajetória”, conta Carlos Merigo, sócio do B9 e apresentador do Braincast.
Outras parcerias com influenciadores relevantes das redes sociais, como Kaique Brito, Jeska Grecco, Samir Duarte e Amanda Dias, também foram anunciadas durante o evento.
A contratação de novos talentos está entre as novidades para o setor. Como é o caso de Ivan Mizanzuk, estrela nativa do podcast que assina contrato exclusivo para desenvolver novos projetos, inclusive podcasts, além de trazer seu bem-sucedido ‘Projeto Humanos’ para o catálogo da Globo. “O mais legal de estar na Globo é poder contar com toda essa estrutura para contar grandes histórias, tanto de audiodocumentário quanto de ficção”, disse Mizanzuk. “O ‘Projeto Humanos’ agora faz parte do catálogo da Globo, incluindo a série documental de ‘O Caso Evandro”, que será lançada pelo Globoplay, dando um grande passo do áudio para o vídeo”, destacou.
O evento foi conduzido pela jornalista Renata Lo Prete, âncora de O Assunto, um dos mais baixados da América Latina em 2020, segundo a Triton Digital, e por Juliana Wallauer, uma das sócias da B9 e co-apresentadora do Mamilos Podcast. Na ocasião, a Globo anunciou dados inéditos sobre o consumo de áudio digital no país, que destacam os podcasts como um dos territórios mais demandados atualmente – e também um dos mais promissores.
Se em 2019 13% da população se declarava ouvinte de podcasts, um total de 21 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais, esse percentual passa para 17% da população, ou 28 milhões de pessoas, em 2020.
“Esse crescimento também se reflete nos números da Globo. Tivemos um aumento de incríveis 450% nos downloads totais de 2020 em comparação com 2019”, disse Guilherme Figueiredo, explicando que esse salto foi impulsionado pelo lançamento de novos podcasts e a abertura de novos canais de distribuição proprietários como nas reportagens do G1, GE e Gshow. “Hoje, mais de 50% do consumo vem das nossas páginas proprietárias e deve crescer com a entrada no Globoplay “, aposta.
Guilherme ainda ressaltou que a distribuição dos podcasts em outras plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, e nos serviços proprietários da Globo, como o Globoplay, G1, Ge e Gshow será mantida. “Ainda que a gente lance projetos especiais com o Globoplay, a grande maioria dos nossos podcasts permanecerá nas plataformas de áudio disponíveis”, disse.
Para o diretor de Negócios Integrados em publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer, este é um mercado em franca expansão e chegar até o consumidor em todos esses canais traz vantagens para o negócio. “Esse modelo de distribuição permite que a gente faça a venda publicitária nos principais formatos disponíveis, como patrocínios, entrega dinâmica e programática”, destaca o executivo.
O evento contou ainda com a participação de Stefan Habergritz, executivo da plataforma Deezer e presidente do Comitê de áudio da Interactive Advertising Bureau Brasil, o IAB, falando sobre a evolução deste mercado, além de Carlos Merigo, co-fundador e editor – chefe do B9, junto com Cris Bartes, do podcast Mamilos, e de podcasters que terão seus conteúdos publicados e coproduzidos pela Globo, como Ivan Mizanzuk, do ‘Projeto Humanos’.