Diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder (no centro, de pé); os diretores de gênero Ricardo Waddington, Silvio de Abreu, Guel Arraes e Boninho (sentados); a diretora de Desenvolvimento Artístico, Monica Albuquerque,  e o diretor de Produção, Eduardo Figueira (de pé)

O Entretenimento da Globo passou por algumas modificações e, a partir de agora, deixa de ser centralizado para ser orientado pelo conteúdo.

Serão criadas novas diretorias especializadas por gênero: Dramaturgia Diária, liderada por Sílvio de Abreu; Dramaturgia Semanal, comandada por Guel Arraes; e Variedades, liderada por Boninho (diários e realities) e Ricardo Waddington (noites e fins de semana). A estrutura se completa com duas atuais diretorias: Produção, comandada por Eduardo Figueira, e Desenvolvimento Artístico, dirigida por Monica Albuquerque.

O motivo das mudanças está na aposentadoria do diretor geral de Entretenimento, Manoel Martins, que completa 37 anos de empresa e comanda o Entretenimento desde 2008.

“A aposentadoria planejada do Manoel nos deu a oportunidade de repensar mais profundamente a estrutura do Entretenimento como um todo e prepará-lo para os desafios que temos pela frente. Como nossa principal vocação é contar histórias, estamos colocando o conteúdo em primeiro plano, apoiado por nossos talentos e pela enorme capacidade de produção do Projac”, afirmou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo.

A reestruturação do setor recebeu a orientação da consultoria Strategy&, ex Booz & Company e teve início no ano passado. O novo modelo de gestão do Entretenimento é um posicionamento da Globo para o futuro e reforça a aposta em conteúdo. Essas ações fazem parte de outras iniciativas implantadas desde o início da gestão de Martins. Entre elas estão a transferência da produção para outras plataformas, como TV fechada e web, além de investimentos em novos formatos e linguagens.

“Com esse modelo, colocamos todo o talento e capacidade da Globo a serviço do conteúdo, gerando produtos mais focados em cada especialidade para nossa audiência. Vem aí novas histórias, dramas, shows, realities, especiais, seriados, tudo o que as pessoas gostam de assistir na Globo”, explica Schroder.