Divulgação

A partir desta segunda (6), anunciantes e agências de publicidade terão acesso a um novo portal de relacionamento da Globo com o mercado. O Portal de Negócios é mais um passo no movimento de integração e unificação das áreas de negócios da TV aberta e das operações digitais.

Reformulado, o espaço digital, que já funcionava como uma forma de informar novidades e oferecer oportunidades comerciais, passa a ter ferramentas para o planejamento e gerenciamento de campanhas veiculadas tanto na TV quanto nas plataformas digitais da Globo.

A Globo diz que o novo portal nasceu de conversas entre a empresa e representantes de marcas e agências para atender à demanda “por um espaço mais prático, intuitivo e dinâmico, que facilitasse não apenas o acesso a informações, mas também a operação de compra de mídia e o planejamento de campanhas de comunicação”.

“O mundo tem se movimentado cada vez mais rápido e isso exige mudanças na maneira como empresas de mídia, anunciantes e agências planejam, gerenciam e distribuem campanhas. Tomadas de decisão e eventuais mudanças de rota, baseadas nas repostas do público às peças de comunicação, precisam ser feitas de forma ágil e com facilidade e essa é uma das grandes mudanças que teremos no novo portal, fortalecendo-o como importante canal de relacionamento entre Globo e mercado publicitário”, diz Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, que promete mais agilidade e flexibilidade para o portal.

Em termos práticos, o planejamento, reserva, compra e gerenciamento de mídia passam a ser realizados pelo GloboAds, que pode ser acessado com os mesmos dados de login do Sis.com, sistema utilizado anteriormente. Com poucos cliques, é possível ter acesso direto à consulta de inserções, valores e exibidoras Globo. A consulta de disponibilidade agora também está mais flexível, não havendo limite para pesquisa de programas e praças. Além disso, a nova experiência de compra via tela possibilita escolher os mercados, o período da campanha e os programas para montar o mapa de divulgação. Depois, basta adicionar ao carrinho de compras e acompanhar os resultados. Também foi desenvolvido um novo dashboard, onde estão concentradas informações como envio dos arquivos, quantidade de mapas, mapas pendentes de faturamento, entre outras.

Divulgação

Outras duas novas ferramentas completam o pacote de novidades. No Globo Express, é possível fazer a compra ou troca de material com prazos mais flexíveis sendo possível, por exemplo, realizar trocas no mesmo dia da exibição do comercial na TV, solicitando a alteração diretamente no site. Já o Creative Manager foi desenvolvido para ser uma forma mais simples de envio dos anúncios digitais, com a promessa de mais autonomia para agência e anunciante. As validações das especificações das peças das campanhas são realizadas automaticamente e o upload, que agora pode ser feito em lotes, fica mais fácil, segundo a Globo.

Há novidades também no conteúdo sobre as atrações da Globo, que passam a ser compartilhadas diretamente no site e com maior periodicidade, facilitando o acesso a informações sobre tramas e programas de variedades, jornalismo e esporte.

“Ouvir o mercado publicitário foi fundamental para chegarmos ao novo Portal de Negócios. Um movimento possível graças à relação de parceria e proximidade que a Globo mantem com anunciantes e agências. Estar abertos para ouvir as demandas nos fez perceber a necessidade de desenvolver um espaço único tanto para acesso a informações relevantes e atualizadas, sobre produtos e oportunidades Globo, quanto ferramentas de compra de mídia, facilitando o dia a dia de quem trabalha com o planejamento e gestão de campanhas”, afirma Flavia Molina, diretora de marketing integrado da Globo.