Carlos Henrique Schroder e Sergio Valente durante a festa do 'vem_aí'

 

Com o consumo concomitante de televisão e internet crescendo, a Globo prepara-se para lançar uma estratégia de segunda tela, com aplicativos para dispositivos móveis sincronizados aos programas da emissora. Os apps funcionarão conectados às redes sociais e abrem automaticamente no celular ou tablet do usuário quando uma transmissão começa. É a primeira vez que a emissora investe numa estratégia assim.

O objetivo é capturar uma audiência cada vez mais fragmentada. Pesquisa do Terra Digital divulgada no ano passado mostra que 64% dos brasileiros que assistem televisão navegam na internet de forma simultânea. “Acreditamos em aproximação”, diz Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo. “Um ambiente não rejeita o outro. Queremos trazer de volta o telespectador perdido. É um ganha-ganha”, analisa. O lançamento acontece após a Globo registrar a pior média de audiência da sua história, de 14,3 pontos, em 2013.

O primeiro programa a utilizar o serviço é o SuperStar, que estreia neste domingo (6). Também estão programados aplicativos para as novelas e para o futebol. O app para esse último está em teste e será lançado no início do Campeonato Brasileiro, em maio.  Ainda não há detalhes se ele poderá ser utilizado durante a Copa do Mundo. “Ainda há questões de direitos com a Fifa que precisam ser checados”, esclarece Schroder.

Outra aposta da emissora é uma plataforma on demand. Desde o ano passado ela vem testando o serviço GloboTV+, no estado de Minas Gerais. Ele permite ao telespectador acessar conteúdos da própria Globo em horários alternativos à programação. De acordo com ela, o produto mais visto são as novelas. A plataforma funciona por meio de assinatura mensal, a exemplo do Netflix, e custa R$ 12,90. A emissora irá lançar a plataforma nacionalmente, mas ainda não tem prazo de quando deve fazê-lo. “Discutíamos dentro da empresa os hábitos de consumo de mídia dos telespectadores. Esse serviço é para oferecer experiência para quem não pode estar em casa numa hora determinada, mas quer ver a programação”, explica Schroder. A iniciativa marca uma flexibilização da emissora com a ideia de que a sua programação precisava ficar condicionada à grade da TV aberta.

Estreias

A Globo apresentou na noite desta quarta-feira (2) sua nova programação para o ano de 2014. O evento “vem_aí”, realizado no Citibank Hall, em São Paulo, reuniu 150 artistas, jornalistas e apresentadores em um show dirigido por João Daniel Tikhomiroff. A Globo exibe o espetáculo nesta quinta-feira (3), logo após o “Em família”.

O destaque da programação ainda são as novelas. “G3r4ção Br4s1l” tem a tecnologia como pano de fundo e estreia marcada para 5 de maio. Ela substitui “Além do horizonte”. Outra estreia é “Meu pedacinho de chão”, novo folhetim das 18h, com início na próxima segunda-feira (7). A produção é de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho, dupla à frente de produções de sucesso da casa, como “O rei do gado” e “Renascer”. A novela tem nomes de peso no elenco (é a primeira de Antonio Fagundes nessa faixa de horário) e promete uma inovação em linguagem.

Em julho, começa a novela das onze da emissora. Ela prepara o remake de “O rebu”, inspirada na versão original da novela de Bráulio Pedroso, exibida em 1974, que narra a investigação de um corpo achado na piscina de uma rica mansão, durante uma festa. Entre as séries estão o drama criminal “O caçador”, protagonizado por Cauã Reymond e Cleo Pires, com estreia para 11 de abril; e a comédia “A segunda dama”, com Heloísa Perissé interpretando duas irmãs gêmeas, que começa em maio.

Outra novidade é o SuperStar, um reality-show musical com bandas de todo o Brasil, apresentado por Fernanda Lima, Fernanda Paes Leme e André Marques, que volta à grade da emissora após deixar o “Vídeo Show”. Marcelo Adnet também faz um retorno à programação após ficar sem espaço na emissora no ano passado. O humorista comanda, ao lado de Marcius Melhem, o “Tá no ar”, que promete levar o público a um mergulho sem controle pela televisão. O programa estreia na próxima quinta-feira (10). Na contramão dos novos programas, a Globo prepara a despedida de “A grande família”. O programa, que ficou 13 anos no ar, estreia sua última temporada no próximo dia 10. Serão 23 capítulos até o fim do ano.

Ainda durante a festa de apresentação das novidades na programação, a Globo divulgou o design renovado para sua marca. Criado a partir de estudos liderados por Sergio Valente, diretor da CGCOM, e com desenho a cargo de Hans Donner, o logotipo passa a ser utilizado pela emissora a partir deste domingo (6) (leia mais aqui).