Com marcas de peso como Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ, a Condé Nast, no Brasil uma joint-venture com a Editora Globo, tem investido cada vez para que seus títulos sejam vistos no mercado como marcas multiplataformas.
A força digital, principalmente de Vogue e Glamour, já é indiscutível, explica Daniela Falcão, diretora editorial da Globo Condé Nast. Mas o diferencial das publicações no mercado são os eventos, que conseguem tornar as “revistas vivas” e podem ser chamados de live experience.
“Quando o leitor ama a revista, ele pode ter a chance de conversar, sentir e ver as pessoas que fazem parte desse universo. Muito mais do que o digital, que já fazemos muito bem e somos sucesso de engajamento, o diferencial é ter a chance de fidelizar os leitores por essas experiências vivas”, fala.
Em um momento de crise para o varejo, os títulos da editora usam a experiência de marca para gerar fluxo e reverter vendas, como é o caso do Veste Rio, que será realizado nesta semana, entre os dias 19 e 22, no Rio de Janeiro, em parceria com o caderno Ela, do jornal O Globo.
B2B e B2C estão juntos em um mesmo ambiente, que traz a expertise da Vogue em mobilizar o setor de moda. Com o apoio da Fecomercio, Firjan e Prefeitura do Rio, o evento traz desde o fornecedor até o consumidor final. Compradores e expositores se encontram, além de conseguir movimentar o estoque com um outlet e fomentar o mercado com palestras.
“Na segunda edição, temos a expectativa de que a iniciativa privada esteja mais presente. Quem sabe poderemos levar um evento como este, que precisa de parcerias para ocorrer, até São Paulo. A moda está vivendo um momento difícil e, quem sabe, o Rio seja o lugar de fazer eventos de mercado e São Paulo, de lançar tendências”, diz Daniela.
Colocar a Vogue em contato com o mercado foi essencial para que a revista saísse da função de apenas reportar tendências, conta Daniela. Ajudar a roupa vender antes de chegar aos shoppings faz do Veste Rio um evento importante.
“Notamos que muitas marcas novas estão perdidas no Brasil, sem espaço. Por isso selecionamos 20 marcas e uma comissão de notáveis escolheu dez para desfilar e expor durante o evento. Elas vão ter destaque na Vogue e no Ela por seis meses, porque, para vender, a coleção precisa ser mostrada”.
Outros eventos são promovidos em parceria com os títulos da editora. Daniela afirma que a parceria com os shoppings tem gerado ações 360 graus com as ferramentas de engajamento. Os clientes apresentam propostas que são customizadas com o conteúdo editorial, como é o caso de The September Issue Live, Flower Market e Fashion Night Out.