Com a promessa de mais de 200 horas de transmissões na TV aberta, a Globo deve faturar pouco mais de R$ 581 milhões com as transmissões dos Jogos Olímpicos de Tóquio neste ano. O pacote comercial  contempla seis cotas de patrocínio no valor de R$ 96,9 milhões cada. Os  patrocinadores do Comitê Olímpico Internacional terão prioridade até o próximo dia 31 de janeiro. 

Coca-Cola, Alibaba Group, Bridgestone, Dow, GE, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa, portanto, têm prioridade na negociação. Segundo fontes ouvidas no mercado, como a quantidade de cotas é menor que a quantidade de marcas com prioridade, o critério da emissora será das empresas que responderem primeiro.

Arthur Zanetti é forte candidato a medalha olímpica em Tóquio – foto: Divulgação/COB

O projeto contempla seis cotas nacionais com veiculação na programação da TV Globo de abril a agosto; Globosat de fevereiro a agosto, e GE.com de fevereiro a agosto.

Dos R$ 96,9 milhões de cada cota, R$ 52,7 milhões são específicos para a exibição na TV Globo, R$ 34,2 milhões para a Globosat e R$ 10 milhões referentes ao GE.com. A emissora apresentou a programação na semana passada, que contempla, além da TV aberta, oito canais SporTV. Um estúdio com vista para a Baía de Tóquio também está sendo preparado para receber os programas dos canais SporTV e os jornais da Globo.

A cobertura será feita pelo jornalismo da casa, além de ex-atletas e técnicos, como Fabi, Carlão, Nalbert, Gustavo Borges, Hortência, Marcelinho, Claudinei Quirino, Flávio Canto, Daiane dos Santos e Lars Grael, Bernardinho, Diego Hypólito, Fabiana Murer, Tiago Camilo e Thiago Pereira.

Na internet, as transmissões ao vivo e análises também estão garantidas. No GloboEsporte.com a audiência poderá acompanhar gráficos, análises, cobertura em tempo real e vídeos com melhores momentos.

Vale lembrar que em junho de 2019, a Globosat anunciou um pacote comercial específico para as transmissões dos Jogos Olímpicos na TV paga. A época, o plano para os canais SporTV previa mais de 1300 horas de transmissões distribuídos em sete canais. Seis cotas estavam disponíveis no valor de R$ 114 milhões. Questionado sobre a oferta de dois planos comerciais na rua e uma possível duplicidade de conteúdos, o grupo Globo esclareceu que há apenas um pacote disponível que agrega todas as plataformas da companhia. Leia abaixo a resposta na íntegra:

Há a disposição do mercado apenas um projeto comercial para patrocínio dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 no Esporte da Globo. Integrado entre TV aberta, fechada e ambiente digital, possibilita ao patrocinador atrelar sua marca e mensagens à ampla cobertura que está sendo preparada para a competição, com oito canais dedicados do SporTV, mais de 200 horas de transmissões ao vivo na TV Globo, além da cobertura em tempo real, com uma série de serviços e ambientes de interativos no Globoesporte.com.

Reportagem atualizada em 09/01/2020, às 11h48.