O hexacampeonato não veio, mas a televisão mais uma vez se mostrou como a grande catalisadora de emoções durante a Copa do Mundo. Uma prova disso está nos números de audiência da Globo, o único canal aberto brasileiro que transmitiu as partidas do mundial. De acordo com o Painel Nacional de Televisão (PNT), o alcance acumulado dos 56 jogos transmitidos ao vivo ultrapassou 181 milhões de pessoas.

A média de audiência domiciliar das partidas foi de 26 pontos, o dobro da média da faixa dos jogos nas quatro semanas anteriores ao evento. Na faixa das 12h às 18h, a média foi de 24 pontos, representando um crescimento de 9 pontos (60%). No horário de 6h às 12h, que também teve jogos da competição, foram quatro pontos a mais (44%) – média de 13 pontos.

Em todos os jogos da seleção brasileira, a audiência da Globo superou os 50 pontos e os 80% de participação. Isso significa que, de cada 10 domicílios com TVs ligadas no horário das partidas, oito estavam sintonizados na emissora.

Já nas redes sociais, de acordo com a empresa de comunicação, foram 2,4 milhões de comentários e quase 1 milhão de interações relacionadas à cobertura e à transmissão da Globo, que levou 62 termos aos TTs Mundo e 150 termos aos TTs Brasil do Twitter. Só a hashtag #GloboNaCopa foi utilizada em mais de 400 mil publicações nas redes. 

A empresa também compartilhou com a imprensa alguns números da SporTV. Confira:

Essa foi a Copa de maior audiência no país. A liderança do SporTV foi constante na TV Paga, do início do dia, ao fim, durante todo o período do Mundial.

-SporTV bateu seu recorde histórico, registrando crescimento de 68% em relação à Copa de 2014.

-Foi o canal mais assistido da PayTV no período, tanto total do dia, quanto horário nobre. Foram 18,8 milhões de telespectadores atingidos pelas transmissões dos jogos, e 33 milhões alcançados com a programação da Rede SporTV.

-Até mesmo entre mulheres, e entre jovens de 12 a 18 anos, o canal foi líder com as transmissões.

-Troca de Passes e Seleção SporTV, programas que foram exibidos após o último jogo de cada dia, foram líderes absolutos em audiência entre todos os canais da PayTV, durante o período, atingindo mais de 18 milhões de pessoas de pessoas.

Globoesporte.com também quebrou seu recorde histórico com transmissões ao vivo. Durante o período da Copa, foram 8,7 milhões de usuários por dia, passando pela plataforma. Crescimento de aproximadamente 2 milhões, em relação aos outros dias do ano. Destaque para a disputa pelas oitavas de final entre Colômbia x Inglaterra, decidida nos pênaltis, atraiu 1,3 milhão de pessoas.

-Esta foi, definitivamente, uma Copa de complemento entre as mídias. Enquanto os cinco Jogos da Seleção Brasileira foram os mais assistidos na TV, no Digital com Globoesporte.com e SporTV Play, o Top 5 não inclui Brasil, e, sim, outras partidas, com destaque para seleções da Argentina e Bélgica, em dias de semana, horário comercial.