Prevista para entrar no mercado japonês a partir de 2020 pela rede de televisão NHK, a tecnologia 8K será testada em parceria com a Rede Globo de Televisão durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As transmissões ao vivo serão realizadas em ambiente fechado, no Museu do Amanhã, durante a abertura, encerramento e em algumas competições.
Ainda em fase de testes, a tecnologia tem resolução 16 vezes superior ao atual sistema HD, que já permite a exibição de imagens de alto nível nos monitores de TV. Reconhecida pela indústria como a nova fronteira do audiovisual, o 8K vai substituir o 4K que ainda não está definitivamente implantado. As informações completas sobre a programação e a inscrição para as sessões estarão disponíveis no site www.museudoamanha.org.br.
O namoro da Globo com o sistema 8K teve início em 2013, quando fez transmissão experimental por fibra ótica do Carnaval carioca e na Copa do Mundo de 2014, com supervisão da NHK, a responsável pela inovação desenvolvida no Science & Technology Research Laboratories, de sua propriedade.
“Esta é a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K, que será viabilizada pela utilização racional do espectro eletromagnético – técnica considerada uma evolução do atual padrão do sistema de distribuição de sinal no Brasil”, explica Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo. “No Brasil ainda estamos consolidando a migração dos telespectadores para a TV digital em HD, mas a evolução tecnológica não para e nós, da Globo, já estamos estudando a próxima geração de tecnologias para a TV aberta. Essa demonstração reforça a importância da TV aberta e sua evolução para uma experiência mais imersiva com o UHD”, acrescenta.
Há cerca de quatro anos, a Globo vem investindo na produção de conteúdo em 4K. O filme O Tempo e o Vento foi realizado com a tecnologia. As tramas Ligações Perigosas e Dupla Identidade foram produzidas em 4K e podem ser vistas pelo aplicativo Globo Play.
Novas tecnologias são bem recebidas no mercado brasileiro. Com o HD houve migração consistente dos aparelhos de TV analógicos para os digitais. A indústria agradece. A Samsung, por exemplo, lidera as vendas dos modelos 4K. Recentemente a marca promoveu um workshop para mostrar as possibilidades que ela permite e está causando uma autêntica revolução no mercado de TV. A marca tinha, inclusive, a intenção de lançar campanha publicitária para disseminar o 4K com as atletas Bia e Branca, as gêmeas do nado sincronizado, mas o projeto foi adiado.
Se com a era 4K as mudanças são contundentes, com a 8K o impacto será ainda maior. Especialistas acreditam que a produção de conteúdos publicitários terá de se adaptar a esse cenário, que também contempla a interatividade com os telespectadores. “O 8K oferece o padrão mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano”, finaliza Barros.