A contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico da TV Globo em São Paulo e em algumas cidades da região metropolitana da capital já começou. E, para auxiliar a população, que tem um ano para promover a migração para o sinal digital, a Globo dá início a uma campanha de orientação que identifica se o sinal recebido no televisor é analógico e indica o passo a passo para fazer a transição.
A iniciativa visa ampliar os esforços para sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre como ter acesso ao sinal digital gratuito da TV aberta. Segundo portaria estabelecida pelo Ministério das Comunicações, o sinal analógico só poderá ser desligado se ao menos 93% dos domicílios da região estiverem aptos a receber o sinal digital.
Composta por três filmes e uma série de vinhetas especiais, a campanha será veiculada nas cidades incluídas no calendário que prevê o desligamento do sinal analógico a partir do dia 22 de maio de 2016. Na lista estão Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetando do Sul, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, além da cidade de São Paulo.
Em um dos comerciais, alguns profissionais do casting da Globo, como Jô Soares, Fausto Silva e Serginho Groisman, explicam como identificar qual o sinal recebido na televisão: se a letra A aparecer no canto direito inferior da tela, o sinal é analógico. Se a letra não aparece na tela, o aparelho já está apto a receber o sinal digital. No final do filme, o elenco apresenta os canais de comunicação que a Globo disponibiliza com mais informações sobre a mudança: o site oficial (www.tvglobodigital.com) e a Central de Atendimento ao Telespectador (telefone: 4002 2884).
Outros dois filmes também entram na programação com o objetivo de orientar as pessoas sobre como receber o sinal digital. Estrelados por Marcelo Adnet e Marcius Melhem, eles mostram o que precisa ser feito no caso de televisores com conversor digital embutido e sem o conversor. No primeiro caso, Marcelo Adnet chega à casa de uma mulher que acredita receber o sinal digital por ter uma televisão moderna.
Entretanto, quando afirma que visualiza a letra no canto direito da tela, ela percebe que ainda recebe o sinal analógico e é orientada por Adnet a instalar uma antena UHF, já que o televisor possui um conversor digital embutido. Já no filme protagonizado por Marcius Melhem, uma outra espectadora também não recebe o sinal digital, dessa vez devido à ausência do conversor embutido no televisor. Neste caso, Melhem orienta a aquisição e instalação de um conversor digital avulso, além da antena UHF.