A Globo Filmes escolheu o Festival do Rio para apresentar as novas logomarca e campanha institucional. A apresentação aconteceu na semana passada. A marca e a vinheta foram construídas a partir da evolução da tradicional logo da empresa.
A nova marca da Globo Filmes e sua vinheta mantêm a ideia original, do globo envolto em rolos de filme, mas agora sob o conceito minimalista, em traço, alinhada ao da Globo. A nova versão deixa de lado o prateado e apresenta agora um globo branco, contornado por fitas também brancas. Para finalizar o trabalho, a nova identidade é apresentada em diferentes cores, que compõem a paleta para anúncios impressos.
A campanha, composta por filmes de 30, 60 e 90 segundos, dá continuidade ao trabalho lançado em 2014 e faz uma homenagem ao cinema brasileiro, com o conceito “A vida é coisa de cinema”. A peça será veiculada na internet, em cinemas, em eventos do segmento e, posteriormente, segue para TV.
Batizada de “Despertador”, a campanha narra a história de um personagem que, desde o momento em que acorda, vê pedaços de sua vida mesclados a cenas clássicas de filmes nacionais. Ao acordar, por exemplo, ele percebe que Luana Piovanni está ao seu lado, em uma cena de “A mulher invisível”. Ao sair de casa, se depara com Lilia Cabral, no elevador, como em uma parte de “Divã”. Na rua, a perseguição a uma galinha, mostrada também em “Cidade de Deus”, e o trabalho do Bope ao acompanhar uma fuga do alto de um helicóptero, complementam o dia atípico do personagem principal.
A assinatura, na voz de Fernanda Montenegro, reafirma o conceito de que a vida é coisa de cinema e celebra as produções brasileiras. A nova vinheta da marca fecha o filme, que teve como referência o longa “Cliente morto não paga”, de 1982.