A TV Globo ganhou dois prêmios no 43º Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV mundial, nesta segunda-feira (23), em Nova York, nos Estados Unidos. ‘Império’ levou o Emmy Internacional como melhor novela, e a série ‘Doce de Mãe’, que tem Fernanda Montenegro como protagonista, ganhou como melhor comédia.
A Globo já ganhou 14 prêmios no Emmy Internacional desde 1981. Roberto Irineu Marinho, que sucedeu seu pai Roberto Martinho no comando da Rede Globo de Televisão e do grupo Globo, recebeu o prêmio Emmy de Personalidade Mundial da Televisão em 2013, o mesmo que o pai recebera em 1983. É a segunda vez que a Academia Internacional de Artes & Ciências Televisivas distingue brasileiros com essa premiação na qual o eleito é escolhido por profissionais de mídia e entretenimento de mais de 60 países e 500 empresas de todos os setores televisivos, incluindo internet, serviços móveis e tecnologia.
A trama “Jóia Rara” também foi premiada na 42ª edição do Emmy como Melhor Novela Internacional. Aliás, desde que foi criada essa categoria em 2008, a Globo venceu com as novelas ‘Caminho das Índias’ (2009), ‘Laços de Sangue’ (uma coprodução com a portuguesa SIC, em 2011) e ‘O Astro’ (2012). No ano passado, Fernanda Montengro venceu na categoria Melhor Atriz pelo personagem Dona Picucha, seu papel no especial “Doce de Mãe”.
O primeiro prêmio foi com “Arca de Noé”. Ser agraciado com um prêmio desse tamanho significa muito para a Rede Globo que completa 50 anos de atividades em 2015. A Globo exibe mais de 17 milhões de comerciais na sua grade de programação por ano.