Fernanda Montenegro recebeu prêmio de Melhor Atriz durante celebração em Nova York

 

A Rede Globo celebra a conquista de dois prêmios na 41ª edição do International Emmy Awards, com resultados revelados na noite desta segunda-feira (25), em cerimônia realizada em Nova York, nos Estados Unidos. O primeiro deles foi para Fernanda Montenegro e o segundo, para a novela “Lado a lado”.

Fernanda foi homenageada na categoria Melhor Atriz, pela interpretação da personagem Dona Picucha no especial “Doce de mãe”. Jà indicada ao Oscar, ela é a primeira brasileira a vencer o Emmy. “Esse é um prêmio que pertence a todos que se entregaram a esse trabalho. Estou muito feliz!”, comemorou a atriz. Coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre, a atração tem autoria de Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco; direção de núcleo de Guel Arraes; e direção-geral de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado. O especial foi exibido na Globo em dezembro de 2012 e vai virar seriado em 2014.

Já “Lado a lado” foi eleita a melhor novela da TV mundial. O prêmio foi entregue aos autores Claudia Lage e João Ximenes Braga, ao diretor-geral Vinicius Coimbra, ao diretor Cristiano Marques e ao ator Thiago Fragoso, protagonista da trama. “A sensação de ganhar esse prêmio é indescritível, ainda mais por um trabalho tão primoroso como ‘Lado a lado’. É um deleite e um reconhecimento para toda a equipe que se dedicou à novela”, disse o ator. A trama se passa no início do século XX e conta, baseada na história de duas jovens de origens e criação distintas, detalhes da cultura brasileira – como a capoeira, o samba, o Carnaval, a popularização do futebol, as religiões de matriz africana e o surgimento das favelas. Ela estreou em setembro de 2012 e chegará ao mercado internacional no ano que vem.

Desde que a categoria de Melhor Novela foi criada pelo Emmy Internacional, em 2008, a Globo venceu quatro das seis edições. As produções premiadas foram “Caminho das Índias” (2009), “Laços de Sangue” (uma coprodução da Globo com a SIC, em 2011) e “O Astro” (2012). Além das obras premiadas, a Globo teve indicações para os trabalhos “Avenida Brasil” (novela), “Como aproveitar o fim do mundo” (comédia) e “O brado retumbante” (série dramática).