Seguindo o modelo já adotado para as áreas comercial e de entretenimento, a TV Globo anunciou que implantará a Área de Jornalismo e Esporte. A idéia é que o novo modelo de gestão permita que exista uma maior participação e integração das equipes na criação e produção de conteúdos para TV aberta, TV fechada, internet e novas mídias digitais. Com esta iniciativa, a emissora espera estimular a inovação em formatos e na linguagem, além de redistribuir as atividades e as responsabilidades para melhor avaliar processos, tanto em qualidade quanto em produtividade.

A Área de Jornalismo e Esporte será constituída por uma Direção Geral, que terá sob a sua gestão a Central Globo de Jornalismo; a Central Globo de Esportes, criada agora, e a nova Diretoria de Desenvolvimento e Programas Especiais. Carlos Henrique Schroder ocupará o cargo de Diretor Geral da Área de Jornalismo e Esporte (DGJE), reportando-se à Direção Geral da TV Globo. Octávio Florisbal, diretor geral da TV Globo, disse que Schroder, que tem 25 anos de experiência na TV Globo, reúne requisitos como liderança, conhecimento e capacidade de trabalho para exercer com sucesso as novas funções.

O jornalista Ali Kamel assumirá a gestão da Central Globo de Jornalismo – CGJ – com a missão de integrar as áreas da Central e otimizar suas atividades e processos para alcançar inovação, criatividade e qualidade nas diferentes plataformas de atuação. A CGJ também passa a ter duas direções executivas: uma para Conteúdo,  com Luiz Cláudio Latgé; outra para Produção, com Renato Ribeiro.

Já a Central Globo de Esportes, que está sendo criada a partir desta modificações, ficará a cargo de Luiz Fernando Lima. A nova central foi criada em função da crescente importância estratégica que o esporte representa para as plataformas na TV aberta, TV fechada, internet e novas mídias dentro da TV Globo.

Alice Maria assumirá a Diretoria de Desenvolvimento e Programas Especiais, reportando-se ao Diretor Geral da DGJE. Ela terá a missão de desenvolver novos talentos, contribuir para a manutenção da qualidade da DGJE e supervisionar os programas com formato jornalístico voltados para Responsabilidade Social e o Pequenas Empresas Grandes Negócios.

O diretor da nova Área de Jornalismo e Esporte destaca que, quem conhece o setor de comunicação, sabe que os desafios sempre foram grandes, mas estão cada vez maiores, com a revolução digital. “Ela impacta as antigas plataformas e cria novas a cada dia. O jornalismo e o esporte, na Globo, sempre acompanharam essas mudanças, e não é diferente agora. Essas duas áreas cresceram bastante. Na grade de programação da TV aberta, com novos produtos e maior tempo de produção. Na TV fechada, com a Globo News e o Sport TV. E, também, nas novas mídias, como internet e telefonia celular”, explica. Schroder acrescenta que as mudanças na estrutura refletem essa realidade e buscam dar ainda mais agilidade à Globo para que ela possa continuar oferecendo a qualidade que sempre a caracterizou, em todos os meios.