A Rede Globo de Televisão lança nesta quinta-feira (21) o projeto comercial para a temporada 2011 do programa Big Brother Brasil, uma das principais atrações da sua grade de programação no primeiro trimestre do ano. O executivo Willy Haas, diretor geral de comercialização da emissora, diz que não haverá aumento de cotas como aconteceu com o Futebol 2011 e Fórmula 1. “Serão oferecidas cinco cotas de patrocínio nacional como foi feito no ano passado”, afirmou Haas.

O valor de cada cota será de R$ 16, 9 milhões. Na edição deste ano cada uma delas foi comercializada por R$ 13,5 milhões para Fiat, Knorr, Niely, Sundown (Johnson & Johnson) e AmBev (Guaraná Antarctica), que têm a preferência para renovação do compromisso até o próximo dia 5 de novembro. A emissora também fechou, nesta última edição, acordos com a Grendene, Honda, Minuano, Brastemp, Kibon, Garoto, Chilli Beans, Embratel, Ponto Frio, Claro e Petrobras para ações de merchandising. A Globo não confirma, mas atrações mercadológicas previstas para os três meses do reality show devem movimentar mais do que os prováveis R$ 300 milhões de 2010. Veja os principais trechos da entrevista de Haas.

Quando começa a valer o prazo de renovação? Quais serão os critérios para merchandising?
A partir da data de lançamento do plano, os atuais patrocinadores terão prioridade de compra até as 16 horas do dia 5 de novembro de 2010 (sexta-feira) e também é dada prioridade de compra das ações de merchandising para os patrocinadores.

O tempo de merchandising será elevado? Há um volume de tempo para ações comerciais no BBB? O que é vital para a definição do tempo de merchandising tempo?
Utilizando toda a experiência adquirida após 10 edições do programa, a distribuição de tempo será feita, como sempre, com base no bom-senso e de modo a atender os interesses tanto dos telespectadores quanto dos anunciantes. Porém, vale lembrar que em merchandising não se usa unidade de tempo, mas sim o impacto da ação.

É o principal projeto da Rede Globo no primeiro trimestre?
Sem dúvida o produto Big Brother Brasil é sempre um grande sucesso neste período, mas não podemos deixar de destacar outros exemplos de sucesso comercial no primeiro trimestre do ano, como as minisséries, as séries americanas, as novidades nas linhas de shows e os eventos que ocorrem no verão.

Como o BBB ajuda a incrementar as vendas dos demais produtos do portfólio da Rede Globo? O que o BBB ensina à área comercial da Rede Globo nesse momento de tantas opções de mídia?
A Rede Globo disponibiliza ao mercado uma série de oportunidades comerciais a fim de satisfazer as necessidades de comunicação dos seus anunciantes. O portfólio conta com mais de 50 formatos comerciais. Temos mantido um alto grau de eficiência na utilização destes formatos em nossos produtos. O sucesso comercial e de audiência do BBB mostra que a TV aberta no Brasil é a melhor vitrine para qualquer marca ou produto, é sinônimo de oportunidades para todos os tipos de anunciantes e tamanhos de verba. O projeto BBB incorpora uma série de oportunidades comerciais como o próprio patrocínio do programa na TV e na Internet, o licenciamento, promoções, merchandising e sem esquecer das inúmeras oportunidades de comunicação dentro do intervalo comercial.

O BBB conseguiu desincompatibilizar conteúdo editorial do conteúdo comercial fazendo do modelo merchan mais eficaz? O BBB evitou esse tipo de conflito?
O merchandising é um formato comercial completamente integrado ao conteúdo. Respeita a dinâmica e a narrativa do programa. Sua eficiência está ligada ao cuidado com que as ações são planejadas e inseridas no programa.

Esse modelo já é adotado pelo Faustão que praticamente resgata o modelo dos âncoras do rádio? É isso mesmo?
Não podemos comparar os dois programas, já que se trata de gêneros diferentes. O Domingão do Faustão, um show de auditório, tem comercial ao vivo. Ao contrario do BBB, um reality-show. Em ambos as ações comerciais levam em conta a adequação ao formato do programa.

Com merchan bem aplicado o efeito zapping diminui?
Não existe essa relação. O merchandising é integrado ao conteúdo e respeita a dinâmica e a narrativa do programa.

por Paulo Macedo