Práticas sustentáveis serão adotadas em áreas como cenografia, arte, tecnologia, produção, suprimentos, caracterização e figurino

A Globo lança o Guia de Produções Verdes para aplicar práticas sustentáveis em seus estúdios. As iniciativas serão adotadas em áreas como cenografia, arte, tecnologia, produção, suprimentos, caracterização e figurino para novelas, séries e programas de variedades.

“O lançamento e adoção do Guia de Produções Verdes reitera nosso compromisso histórico de proteção ao meio ambiente. Está alinhado, também, ao nosso papel de sermos protagonistas na busca por melhores práticas, em nossas instalações e atuação no mercado audiovisual brasileiro, ao implementar ações que preservam os recursos naturais. Movimento que entendemos ser capaz de motivar mudanças efetivas na nossa indústria, além de fomentar discussões relevantes junto à toda cadeia de produção”, afirma Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.

Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo/Divulgação

Uma versão piloto do guia foi utilizado pelo time de ‘Pantanal’, em 2022, e teve como foco reduzir os impactos das gravações na região. “Diante da realidade local, seria impraticável gravar uma novela sem todo o cuidado ao meio ambiente e ao bioma. O guia nasceu com a função orientativa às produções, mas, acima de tudo, como um instrumento de mudança de padrões de comportamento”, explica Luciana Monteiro, produtora dos Estúdios Globo.

O próximo passo é o lançamento de um aplicativo, em que as produções poderão incluir informações de maneira automatizada, criando um grande acervo de boas práticas. Também como parte do processo de implementação do Guia de Produções Verdes, equipes de diferentes produções também seguiram as orientações do material.

O ‘Big Brother Brasil 23’, por exemplo, atingiu um índice de 83% do total de resíduos reciclados ou reutilizados, somando 125 toneladas de insumos como madeira, entulho e lonas, cuja maioria foi doada ou vendida para cooperativas de reciclagem no Rio de Janeiro. Os programas ‘No Limite 22’ e ‘No Limite – Amazônia’ e as séries ‘Os Outros’ e ‘Justiça 2’ também já foram produzidos seguindo as premissas do material.

Diversas etapas do processo de produção estão contempladas no Guia de Produções Verdes. Na cenografia, por exemplo, é indicada a implantação de estação de segregação de resíduos em obras de cidades cenográficas; os projetos devem priorizar os cenários multiuso, minimizando a necessidade de novas construções e toda a iluminação cenotécnica deve ser de LED. No figurino, a preferência é por roupas com fibras naturais ou orgânicas, ou peças feitas com tecidos reciclados e não é permitido imprimir fotos de continuidade.

Atualmente, as produções da novela ‘Renascer’ e dos programas ‘Sobre Nós Dois’, ‘Encontro com Patrícia Poeta’, ‘Pipoca da Ivete’, ‘Domingão com Huck’ e ‘É de Casa’ já adotam as medidas. A meta é que até o final deste ano, 100% das produções apliquem as premissas do guia e, a partir de 2024, todas sejam mensuradas, com apoio do aplicativo, para ganharem um ‘Selo Verde’ ao seguirem todas as orientações propostas.