Há cinco anos a marca Globo começou a ser reformulada para sintetizar esteticamente seu posicionamento atual e desejo de ser cada vez mais próxima, humana e transparente. Para contar todo esse projeto e reforçar seu relacionamento com os diversos públicos, será lançado o Livro da Marca.
A publicação está disponível em formato digital, apresentando os detalhes do processo de evolução pelo qual a marca passou nos últimos anos.
Segundo o grupo, os detalhes do projeto foram pensados para representar de forma lúdica os valores da marca. O principal deles, o “movimento”, é destaque também na peça que abre o livro, o filme institucional ‘O Conto da Marca’ (sobre o conceito do vídeo, saiba mais aqui), definido pela Globo como uma tradução estética de seus valores.
“Marcas contemporâneas não guardam segredos com as pessoas. E não guardar segredo é se expor. Expor os seus valores, o que se é. A Globo vem fazendo isso há algum tempo, é uma marca que quer conversar cada vez mais. O lançamento do Livro da Marca é parte desse caminho, parte da construção dessa marca aberta, humana. É um material público, que apresenta todos os atributos pelos quais essa marca conversa com as pessoas e com a sociedade”, afirma Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo.
Atualmente, a Globo possui mais de 115 marcas diferentes, seja dos produtos de Entretenimento, Jornalismo e Esportes, seja de iniciativas que visam reforçar a presença da Globo na relação com o público. Para garantir o uso correto e harmonia entre os produtos, o Livro da Marca apresenta capítulos dedicados ao tema, com foco nos logotipos e suas evoluções ao longo dos anos, cores, tipografia, linguagem visual, fotografia e ilustração.
Em seção fechada para funcionários e convidados, a área de downloads traz o logo da Globo e família completa da Globotipo, para que os elementos visuais corretos possam ser utilizados em diferentes ferramentas e situações.
“O Livro da Marca é um projeto vivo, que irá evoluir junto com a Globo. O bacana desse trabalho é que ele dá um norte, será uma bússola para guiar o caminho para o futuro da marca”, define Valente.
Confira os bastidores e entrevistas sobre a criação e produção do projeto:
Ficha técnica – Livro da Marca:
Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho.
Direção de Inovação: Washington Theotonio.
Head of art: Waldemar França.
Criação: Washington Theotonio e Waldemar França.
Direção de arte: Waldemar França e Washington Theotonio.
Redação: Leandro Castilho, Bernardo Magalhães e Fabio Leão.
Lead designer: Mariana Sá, Washington Theotonio e Waldemar França.
Designer: Lorena Freire, Felipe Bellintani e Christiano Calvet.
Direção de Planejamento: Carla Sá.
Planejamento: Bernardo Magalhães.
Atendimento: Andrea Couto e Tatiana Lima.
Direção de produção comunicação: Jaqueline Couto.
Produção comunicação: Fernanda Deway e Milaine Almeida.
Mídia: Vitor Silveira.