A Globo News está mudando parte de sua identidade visual. Uma equipe do Departamento de Arte da Central Globo de Jornalismo, em parceria com o Departamento de Marketing da Globonews, mudou o “On Air Look” da emissora fechada voltada para notícias.
As novidades vão aparecer nas vinhetas que trazem as informações “A Seguir”, “Ainda Hoje” e nos bips de três segundos que abrem e fecham o break comercial local e nacional da emissora.
Imagens urbanas, como cenas do metrô, de zonas portuárias, da bolsa de valores, além de panoramas de cidades, foram usadas nas novas vinhetas. Elas aparecem “correndo” para dar idéia semelhante à dinâmica de notícias 24h por dia do canal.
As cenas contrastam com uma trilha sonora focada na suavidade. A idéia é dar ao telespectador um momento para “respirar” e assimilar as informações dadas pela programação. A estética dos bips também foi trabalhada com o mesmo olhar. Nestes curtos vídeos foram usadas imagens de paisagens naturais.
As mudanças na identidade visual da Globo News já vinham acontecendo desde fevereiro quando as vinhetas passaram a mostrar situações do dia-a-dia, buscando aproximar o canal do telespectador. E com o objetivo de alcançar os diferentes públicos do canal, as vinhetas passaram a trazer cenas variadas, como uma casa no campo, um estúdio de gravação, uma mesa com cafezinho ou gráficos de análises econômicas ao lado de moedas.
Em todas as imagens, elementos visuais se combinam para formar a logomarca do canal. Entre os profissionais que trabalharam nas mudanças estão Eduardo Bernardes, Martha Sampaio, Shirley Sanson, Raphael Drummond, Carlos Sampaio e Fábio Mayumi.
Teresa Levin