Há pouco mais de um ano, a Globo apostava em uma nova plataforma de mídia. Hoje, o Globo Play colhe os frutos de um projeto que incrementou a sua oferta de vídeos digitais para novos momentos, plataformas e locais de consumo. Nesta quarta-feira (9), em São Paulo, executivos da emissora se reuniram para divulgar um balanço do primeiro ano de operação do aplicativo. 

Neste período, o Globo Play teve 67 milhões de usuários e 9,5 milhões de downloads. Outro dado, fonte de uma pesquisa, revelou que 60% dos brasileiros com 16 anos ou mais conhecem o aplicativo da emissora. 

Além disso, neste intervalo de um ano, foram consumidos 6,3 bilhões de minutos, o que representou um aumento de 108% do tempo de vídeos da Globo no universo digital. Erick Brêtas, diretor de mídias digitais da emissora, reforçou a ideia de que o aumento da audiência do digital não necessariamente significa uma retração na audiência da TV. 

Divulgação

A prova, como ele mesmo mostrou, foi o aumento de 13% na audiência da programação da TV. “O digital e a TV se realimentam”, disse o executivo da Rede Globo. “A relação é sempre de ganha-ganha”, completou. 

Outro dado revelado sobre esse primeiro ano de operação do Globo Play foi em relação ao dispositivo no qual o conteúdo é acessado: o desktop ainda possui o maior share. 

No entanto, muitas coisas mudaram durante o primeiro ano do aplicativo. No ato do lançamento, por exemplo, a programação ao vivo estava disponível apenas para as praças de São Paulo e do Rio de Janeiro. Hoje, Belo Horizonte e o Distrito Federal já têm acesso ao conteúdo ao vivo. 

“E já estamos conversando com as afiliadas para, num futuro, poder disponibilizar a programação ao vivo”, afirmou Brêtas. 

Outra mudança que aconteceu neste período foi a opção “No seu tempo”, que permite ao usuário continuar assistir o vídeo de onde parou, o que não era possível anteriormente. “Para o próximo ano, no primeiro trimestre, uma nova home deverá entrar”, avisou o diretor de mídias digitais da Rede Globo. 

MAIS VISTOS
“Totalmente Demais”, “Eta Mundo Bom”, “Velho Chico”, “Haja Coração” e “Regra do Jogo” foram os programas mais vistos neste período de um ano. Amauri Soares, diretor da Central Globo de Programação, também participou do encontro. “O Globo Play alcança quem não consegue assistir determinado programa ou novela”, destacou o executivo. 

O Globo Play tem sido uma ferramenta e tanto para os autores das novelas da emissora. Um exemplo foi a novela “Totalmente Demais”, que ganhou um spin off batizado de “Totalmente Sem Noção Demais”. Os episódios mostraram as histórias dos personagens do Bairro de Fátima da novela um ano antes das tramas que foram ao ar na TV. 

“Boa história é boa história em qualquer lugar, em qualquer plataforma”, disse Soares.