Nos próximos dias 9 e 10 de abril, a casa do Big Brother Brasil, nos Estúdios Globo, receberá novos participantes: um grupo de 50 geeks se hospeda para a segunda edição do Hackathon Globo, uma competição que tem por objetivo aproximar jovens talentos da área de tecnologia da emissora.
“Nós acreditamos que experiências como esta geram oportunidades de troca e aprendizado. Talento é um dos principais valores da nossa marca e investimos em tecnologia o tempo inteiro. É assim que nos tornamos pioneiros. Com o Hackathon, abrimos nossas portas para que algumas das mentes mais brilhantes do país na área de programação conheçam todas as inovações que geramos na Globo”, destaca Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da emissora. Um dos projetos da primeira edição, realizada no ano passado, está agora em fase de implementação.
Durante a competição, os participantes trabalham em grupos de cinco pessoas, formados no início da maratona, que começa às 9h do sábado e segue até as 18h do domingo. A exemplo do que ocorre no BBB – que chega ao fim de sua 16ª edição nesta terça-feira (5) – a rotina dos participantes, que durará 33 horas, também será vigiada por câmeras e poderá ser acompanhada por streaming. Os projetos terão de ser finalizados e prototipados durante o confinamento e a comissão julgadora avaliará critérios como inovação, criatividade, aplicabilidade e usabilidade.
Para esta edição do Hackathon, o número de participantes aumentou de 40 para 50. Os vencedores ganharão uma viagem de três dias ao Vale do Silício, na Califórnia. No ano passado, os vencedores foram para o MIT Media Lab, em Boston, após desenvolverem o aplicativo HoloGlobo, capaz de capturar imagens 3D pelo Kinect e transformá-las em hologramas.
Investimento
Segundo Barros, por acreditar “que tecnologias são novas por pouco tempo”, a Globo acaba investindo em projetos que ainda estão em teste no mercado, seja por meio do Hackathon ou via acordo com diversas universidades em aulas de formação e aprofundamento ministradas por especialistas da própria emissora. Este ano, por exemplo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou, em parceria com a Globo, o curso de Tecnologia em Novas Mídias.
Em 2015, o principal investimento da Globo em tecnologia foi o app Globo Play, que em quatro meses já superou 5 milhões de downloads. “O aplicativo vai ao encontro do nosso objetivo de produzir e disponibilizar conteúdo para o público em múltiplas plataformas, da maneira que for mais conveniente para ele”, exemplifica Barros.