A televisão continua reinando absoluta como principal meio de massa do Brasil, mas está cada vez menos diversificada. É o que aponta o Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil (Media Ownership Monitor /MOM), que analisou os 50 veículos de comunicação com maior audiência no país.

A pesquisa conjunta da ONG Intervozes e do Repórteres Sem Fronteiras revelou quais são os principais representantes da mídia no Brasil, onde estão localizados e como atuam. O levantamento foi feito durante quatro meses e listou os 26 grupos econômicos que controlam os veículos de mídia brasileiros.

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Segundo o levantamento, apenas quatro emissoras de TV concentram mais de 70% da audiência: Globo, SBT, Record e Band. Somente a Globo detém mais da metade da audiência, o equivalente a 36,9% do total) seguida por SBT (14,9%), Record (14,7%) e Band (4,1%). Como a legislação brasileira não prevê restrições à propriedade cruzada, exceto em TV paga, os líderes do mercado de TV aberta estendem seu domínio também a outras plataformas, como emissoras de rádio, internet, revistas e jornais. 

Não à toa, o grupo Globo é o 19º no ranking que reúne os maiores conglomerados de mídia do mundo. Em seu portfólio incluem além de seu carro-chefe, empresas de mídia como a CBN, sétima rádio mais ouvida do Brasil, jornal Valor Econômico e a globo.com, quinto site mais acessado do país com 8,7 milhões de visitas mensais.

O SBT, do grupo Silvio Santos, mantém outros negócios fora do segmento de mídia, como o Baú da Felicidade, a marca de cosméticos Jequiti e a rede de hotéis Jequitimar, entre outros. Já a Record, entre suas empresas de mídia, detém o R7, sétimo maior portal de notícias do país, com 52 mil visitantes/dia e o jornal Correio do Povo, com 92 mil exemplares/dia.  

Por fim a Band, da família Saad, detém entre seus veículos, o canal pago BandNews, com 15 milhões de assinantes, a rádio Bandeirantes, décima rede de rádio mais ouvida do Brasil, entre outras empresas de mídia.  

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A pesquisa evidenciou ainda a concentração da audiência nos grupos de mídia impressa e online. A soma de audiência dos quatro principais players é superior a 50%. O Grupo Folha, por exemplo, é dono do Instituto de Pesquisas DataFolha, do jornal Agora e do UOL, sexto maior portal de notícias do país, com 6,3 milhões de visualizações/mês.  

Os resultados completos do levantamento serão apresentados nesta terça-feira (31), em São Paulo, durante evento com participação de Olaf Steenfadt, coordenador global do Media Ownership Monitor na Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha, e especialistas no tema, como os pesquisadores Cynthia Ottaviano (presidente da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores das Audiências – OID), Martín Becerra (Universidad Nacional de Quilmes/Argentina) e o jornalista e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.