Além da logotipo, o canal também mudou as vinhetas dos telejornais e as tarjas informativas
Com uma padronagem gráfica, a inclusão da cor amarela e um logo mais amigável, leve e adequado para as redes sociais, a Globonews quer trazer a notícia como protagonista com a nova identidade visual do canal.
A nova identidade, produzida pelo time interno da Globo em parceria com a Beeld Motion será oficialmente apresentada no dia 15 de agosto com um vídeo gravado nos estúdios da Globonews, estrelado pelos rostos da emissora, como Aline Midlej, Natuza Nery e Leilane Neubarth.
Agora, a Globonews seguirá a mesma tipografia que outros canais da emissora, como g1, gshow, ge e globoplay — todos escritos com a fonte Globobrand — e passará a usar a palavra news em caixa baixa, se tornando mais adequada para as redes sociais e plataformas digitais.
"A Globonews passou por um reposicionamento de marca e, via pesquisa, a gente percebeu que a marca precisava ficar um pouco mais leve e próxima do público. Nós fizemos uma adequação à arquitetura de marcas existentes em todo o grupo. A tipografia ficou mais simples, com um desenho mais objetivo e mais clean que está a serviço da notícia", explicou Ricardo Moyano, diretor de Criação da Globo.
Como dito acima, uma das mudanças na identidade visual é a inclusão da cor amarela na paleta de cores do canal. De acordo com Moyano, a escolha da cor veio para diferenciar o canal.
"Tem várias marcas que já usam o vermelho, que é uma característica da Globonews, mas a gente precisava ter um toque diferente e o amarelo traz uma personalidade para o canal", completou Moyano.
Além da logotipo, as vinhetas dos telejornais e programas do canal foram reformuladas e as tarjas informativas passam a ter tonalidades mais suaves, nas cores vermelho, cinza escuro e cinza claro.
De acordo com Daniela Mignani, diretora de canais pagos Globo não esportivos, a nova identidade tem como intensão fortalecer os jornalistas, repórteres, comentaristas e as coberturas do canal.
"Em dois anos de pandemia, nós conseguimos mostrar o quão importante é ter um canal 24 horas, ao vivo com um jornalismo compromissado com a verdade. Depois, nós nos deparamos com um desafio: como a gente torna a informação cada vez mais protagonista? Então trabalhamos dentro de uma programação visual que pudesse fortalecer o jornalismo", explicou a diretora.