O pós-venda no mercado de automóveis é um dos maiores desafios das montadoras. Uma das maneiras de manter o cliente para que compre seu próximo veículo da mesma marca pode ser, por exemplo, vender um automóvel com um plano que permita a troca facilitada por um novo no prazo de três anos – ideia implementada pela Chevrolet com seu “Plano tranquilidade”, anunciado no final de outubro com campanha criada pela Salles Chemistri.
Nele, a montadora oferece um pacote de benefícios – como a aquisição antecipada de três anos de revisão e troca de óleo – e uma “parcela tranquilidade” final (que corresponde a 20% ou 30% do valor do veículo financiado), que pode ser liquidada pelo cliente, refinanciada ou quitada pela rede de concessionárias Chevrolet quando o veículo for utilizado na troca por outro zero quilômetro.
Para aprimorar suas ofertas de financiamentos e planos para clientes, a GM e o Banco GMAC (General Motors Acceptance Corporation) lançam agora uma nova marca no mercado brasileiro, a Chevrolet Serviços Financeiros, que passa a acompanhar todas as ações de marketing da marca. Isso foi possível após a GM Financial, uma subsidiária integral da General Motors Company, concluir o processo de aquisição das operações de financiamento automotivo da Ally Financial do Brasil, que havia sido anunciado no último mês de novembro de 2012. O Banco GMAC é a entidade local da GM Financial. A Chevrolet Serviços Financeiros conta com cerca de R$ 10 bilhões em ativos e tem a 24a posição entre as instituições financeiras no país.
Felipe Teixeira, gerente de marketing de varejo da Chevrolet, diz que hoje as vendas da montadora são 53% via financiamento, 37% à vista, 8% via consórcio e 2% por leasing. Ele lembra que a montadora renovou praticamente todo o seu portfólio nos últimos 20 meses, com 10 novos modelos. “O cenário mostra claramente que temos que ficar muito fortes no nosso canal financeiro”, afirma.
E ser mais competitivos na área financeira era um dos fatores importantes para completar, segundo Teixeira, a “experiência de compra memorável” para o cliente Chevrolet. “Temos feito um trabalho muito forte para aprimorar essa experiência nos 600 pontos de vendas que possuímos no Brasil, investindo em instalações novas, em treinamento, renovando a nossa linha, oferecendo quase três anos de garantia em praticamente todo o portfólio e investindo pesadamente nos últimos cinco anos em atendimento premium para os clientes. Completamos o ciclo com a nova marca Chevrolet Serviços Financeiros”, complementa o executivo.
Rio
A GM também anunciou um novo escritório divisional com base no Rio de Janeiro, que anteriormente era regional – cobrindo apenas o Rio e o Espírito Santo. A partir de agora ela incorpora também a diretoria de vendas Norte. Antes, o diretor divisional responsável pela região ficava em São Caetano do Sul, São Paulo. “Foi uma maneira de deslocar o centro de tomada de decisão para o maior centro influenciador que é o Rio de Janeiro hoje. O Estado tem tido crescimento bem forte. Especialmente depois da renovação da nossa linha de produtos, cujos carros têm sido muito bem-aceitos”, conclui Eduardo Pires, gerente para RJ e ES.