O Canal GNT apresentou a segunda edição do estudo “Colaborativas”, cujo objetivo é mostrar como as transformações e habilidades da esfera privada da mulher extrapolam e impactam a sociedade. O projeto teve como ponto de partida uma etnografia com 24 mulheres e 1.500 entrevistas em cinco capitais brasileiras e reflete a importância de o GNT estar em sintonia com as movimentações da mulher, como explica a executiva Daniela Mignani, diretora-geral do canal GNT, na foto com o apresentador Marcelo Tas.
“Resiliência, colaboração e empatia é o tripé desse estudo que fornece subsídios tanto para a programação como para os anunciantes”, sintetizou Daniela. Os segmentos que mais comparecem na grade comercial da emissora da Globosat são beleza, culinária, serviços financeiros e higiene. O projeto Colaborativas teve argumento e texto coordenado pela Vox (we study people) e consultoria da Troiano Branding. Os destaques do novo estudo estão em um vídeo, com roteiro de Eduardo Biz e Lena Maciel, e produção da Casa Violeta.
“Ao longo de 36 dias, acompanhamos de perto seu cotidiano e ouvimos suas histórias de vida. Conversamos sobre seus sentimentos, demandas e prioridades. Investigamos também como as mulheres se enxergam e quais valores as orientam, e procuramos entender a intensidade do sentimento de autonomia que a mulher vive e o grau de disposição para ampliar seus espaços de atuação.Percebemos, logo de cara, que a sobrecarga imposta a muitas delas leva a um sentimento frequente de solidão e incompreensão. E que reforça o comportamento de recorrer às suas próprias redes de apoio para enfrentar os desafios e lidar com as responsabilidades. Colaboração, uma das habilidades femininas mais antigas e eficientes.Detectamos também, que a ideia da rivalidade feminina, tão disseminada durante anos, está caindo por terra, dando lugar a um novo espaço de cumplicidade e um reconhecimento de parceria cada vez maior entre elas”, detalha o estudo.