Posicionada como a maior companhia aérea de baixo custo da América Latina, a Gol completa 15 anos de operação nesta sexta-feira (15). Foi exatamente no dia 15 de janeiro de 2001 que decolou o primeiro voo da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que começou com uma frota de dez Boeings 737.
A empresa se tornou uma gigante no setor, com 35% do mercado brasileiro de voos domésticos e briga com a TAM pela liderança. A empresa possui 16 mil colaboradores, 140 aeronaves e faz mais de 900 decolagens diárias no Brasil, América do Sul e Caribe – a participação no mercado internacional é de 12%.
Mas a companhia enfrenta dificuldades. Devido à crise que também afeta o setor de aviação comercial, a Gol reportou no terceiro trimestre de 2015 prejuízo líquido de R$ 2.133,6 milhões, atribuído à desvalorização do real e consequente variação cambial dos passivos. A receita líquida atingiu R$2.489,6 milhões no trimestre e R$ 7.126,0 milhões no acumulado de 2015, o que representa um recuo de 2,9%, em comparação com o mesmo período de 2014.
Outro problema é que o segmento de “low cost low fare” não vingou como o esperado no mercado brasileiro diante do sucesso europeu e norte-americano, com players fortes como Ryanair, Easyjet e Vuelling.
A AlmapBBDO, agência de publicidade da Gol, prepara uma campanha para os 15 anos da companhia, com data de estreia ainda indefinida. No site da Gol, há uma linha do tempo sobre a trajetória da marca, que destaca fatos como a oferta pública inicial de ações, em 2004, e a compra da Varig no ano de 2007. Além disso, a empresa preparou uma série de depoimentos de colaboradores que estão na companhia desde a sua fundação. O primeiro vídeo, com Carolina Gaete, gerente comercial da Gol, já está disponível.