Divulgação

O número de corredores de rua cresce ano a ano no Brasil. Só no estado de São Paulo, segundo a FPA (Federação Paulista de Atletismo), em 2015, foram realizadas 415 provas, com participação de 724 mil atletas, o que representa um aumento de 10,87% no número de participantes em relação ao ano anterior.

De olho neste público, a Asics tem investido cada vez mais no esporte em todo o mundo. O circuito de corridas Golden Four, promovido pela marca em quatro cidades por cinco anos, evoluiu, em 2016, para o Golden Run. Além de meias maratonas (nome que se dá às provas com distância de 21,1 km), como nos anos anteriores, a marca promove pela primeira vez uma maratona (corrida com 42,195 km de extensão) no país.

A Asics São Paulo City Marathon será realizada no próximo dia 31. “A corrida é nossa categoria mais emblemática, tanto global como localmente, na qual investimos mais esforços de comunicação”, conta Eduardo Rodrigues, gerente de marketing da Asics Brasil.

O circuito continua com quatro provas, mas agora apenas em três cidades, com duas distâncias em São Paulo. “O Golden Run é uma evolução do Golden Four, que ocorreu nos últimos cinco anos. O novo circuito tem três meias e uma maratona”, explica Rodrigues. A primeira etapa foi realizada no Rio, em maio. Em São Paulo, no dia 31, serão duas distâncias. O circuito fecha com a prova de Brasília, em novembro. A Neogama, responsável pela marca desde janeiro deste ano, assina a identidade visual do evento.

Segundo o executivo, a marca foi conquistando um público fiel com o qual se comunica de várias maneiras. “Ao longo dos anos, a Asics conquistou um público cativo, que são os participantes de meia. A gente mantém contato com esta base por e-mail, nas redes sociais e no site”, afirma. A marca ainda usa mídia tradicional, como revistas esportivas e mídia exterior, para estar em contato com os corredores.

Além da publicidade, o próprio evento também tem a função de manter esse relacionamento. “A Asics usa as corridas não só como evento em si, mas também como uma plataforma de comunicação e relacionamento com os corredores. Tem muitos diferenciais na prova que o corredor curte com a gente”, afirma.

Nos dois dias que antecedem a prova, é realizada uma feira para entrega do kit. “A gente transforma o evento em experiência de marca. É um padrão de expo internacional. Tem outras marcas do universo de corrida, palestras e serviços”, diz.