Google diz que treinamentos 'explodiram' no Brasil este ano

 

O Google tem oferecido treinamento a agências brasileiras e, em troca, divulga seus produtos e plataformas para o mercado publicitário. O programa de treinamento começou no ano passado e “explodiu” neste ano, afirma Júlio Zaguini, diretor de relacionamento com agências do Google para a América Latina. “Há um programa semelhante nos Estados Unidos, mas temos colocado bastante energia no mercado brasileiro. Há muita procura e estamos acelerando nosso programa de treinamento aqui”, diz.

A F.biz firmou uma parceria extensa com o Google para treinamento em mobile. A agência receberá orientação criativa e tecnológica, além de apoio técnico para desenvolver campanhas, e terá acesso prioritário a produtos do Google para dispositivos móveis. Participam do treinamento as equipes de mídia, criação e de planejamento da casa. Não há aporte financeiro. A contrapartida é a F.biz utilizar produtos do Google nas ações com os clientes da casa.

A agência atende contas como Netshoes, cujo foco é performance, além das marcas Seda e TreSemmé, da Unilever, que buscam branding. A estimativa de Roberto Grosman, coCEO da F.biz, é que o mobile represente 10% dos investimentos em mídia digital dentro da agência no próximo ano. “A tendência é o mobile crescer bastante, tanto em projetos específicos quanto nas ações para Facebook e Twitter, onde o acesso por meio de plataformas móveis é grande”, aponta.

Grosman, da F.biz: agência terá apoio técnicoÉ a primeira vez que o Google realiza uma parceria desse porte no país e a procura do mercado publicitário só cresce. No mês passado, um grupo de 600 profissionais passou seis noites no escritório da companhia, em São Paulo, para mergulhar no universo de publicidade digital. O executivo diz que a demanda vem de todos os lados – não apenas as agências digitais, mas também as que usam mídia offline têm buscado conhecimento. “Com alguma frequência, recebemos CEOs de agências full-service para serem iniciados em publicidade digital. Eles vêm ao Google fazer uma imersão física”, aponta Zaguini.

Os treinamentos variam de orientações individualizadas a ações com equipes inteiras. Segundo a companhia, todas as 20 maiores agências compradoras de mídia do país já procuraram orientação em como usar digital. Nessa lista estão Y&R, Ogilvy, Borghi/Lowe, AlmapBBDO, WMcCann, Leo Burnett Tailor Made e Publicis, de acordo com ranking semestral do Ibope Monitor Evolution, divulgado em julho. “Conversamos com todas as agências do Grupo ABC, WPP e Omnicom no país. As mais habituadas ao digital querem se atualizar e, as demais, querem saber como adotar”.

Entre agosto e setembro, a Borghi/Lowe treinou sua equipe de mídia, na sede do Google, para entender mais de Adwords e da Rede de Display. “Soubemos que o Google estava oferecendo treinamento ao mercado de mídia e nos interessamos em participar”, explica Rosana Ribeiro, diretora de mídia da Borghi. “Na agência, todo profissional de mídia é treinado para entender o on e o off.  Hoje as plataformas se misturam e, para captar a atenção do consumidor e engajá-lo com a marca, é importante desenvolver uma estratégia 360º, que explore os recursos de cada meio”, afirma.

O programa de treinamento é coordenado pela área de inteligência com agências do Google, sob a responsabilidade de Gleidys Salvanha, que dirige o departamento desde abril, quando trocou a vice-presidência de mídia e de atendimento da Publicis pela posição na companhia de origem norte-americana. O serviço é orientado à geração de negócio e cresce à medida que os usuários adotam a internet.

Hoje, no Brasil, o número de celulares é de 267 milhões, segundo a Teleco, e o número de pessoas com acesso à internet é de 76,6 milhões, mostram dados do Ibope Nielsen referentes a setembro. O número representa um crescimento de 61% sobre o total de usuários em 2009, quando havia 46,8 milhões de pessoas com acesso.

Nesse tempo, a internet também cresceu no bolo publicitário e mais que dobrou sua participação. Em 2009, o digital tinha R$ 1,8 bilhão do investimento em mídia, número que saltou para R$ 6,5 bilhões em 2012. Mais da metade disso foi para search e classificados, área que o Google lidera. “Todo o esforço em educação retorna em investimento para o Google posteriormente”, diz Zaguini.

Além do programa de treinamento, o Google também realiza ações de aproximação com a comunidade criativa, como o Creative Sandbox Brief, que está em sua segunda edição. Na próxima terça-feira (12), a companhia realizará o primeiro treinamento massivo em Adwords, o Google Expert, que será realizado nas salas da rede Cinemark, simultaneamente, em 15 cidades do Brasil. De acordo com a empresa, em apenas quatro dias, o treinamento recebeu quatro mil inscrições, o que mostra a carência do mercado por informação.

Grosman, da F.biz, afirma que a dificuldade dentro das agências começa no planejamento, na hora de pensar especificamente para um meio. O impasse exemplifica como o digital vem desafiando as empresas de publicidade. “Em nossa equipe, todos sabem que mobile importa. O ponto é como criar para mobile”.