O Google anunciou nesta segunda-feira (15) que irá adquirir a holding Motorola Mobility por US$ 12,5 milhões. Na negociação, o gigante de buscas desembolsará US$ 40 por ação, valor 63% maior que a cotação dos papeis da empresa na bolsa de Nova York, fechada na última sexta-feira (12). Com a aquisição, o Google espera fortalecer sua presença na área de computação mobile e aumentar a capilaridade do seu sistema operacional, o Android.

A Motorola foi uma das primeiras fabricantes de celular a desenvolver aparelhos com o sistema do Google. “Esperamos que essa combinação permita-nos iniciar um novo momento para Android. No entanto, nossa visão de Android está inalterada e o sistema continuará como uma plataforma aberta”, declarou a empresa em comunicado a investidores.

A operação teve apoio do conselho administrativo das duas companhias, que espera concluir o negócio entre o fim de 2011 e o começo do próximo ano. De acordo com o Google, a transação ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores de Estados Unidos, União Europeia e pelos acionistas da Motorola Mobility.

por Keila Guimarães