O Analytics 360 Suite foi lançado pelo Google em março desse ano como um conjunto integrado de dados e produtos de análise, criado para as necessidades das empresas e dos profissionais de marketing. Nesta terça-feira (27), a empresa anunciou novos recursos da ferramenta, de forma gratuita, para todos os usuários do Google Analytics.

Entre as novidades está o lançamento do Google Optimize, versão gratuita do Google Optimize 360, a ferramenta de testes personalizados que é parte essencial do Analytics Suite e a versão gratuita do Google Data Studio para usuários brasileiros. Além disso, a empresa promoveu melhorias em outros recursos do Analytics, como Google Optimize, Google Data Studio, Gerenciador de Tags do Google, além da nova ferramenta de métrica, o Session Quality Score.

O objetivo do Google com as novidades é atender as expectativas dos consumidores em relação as pequenas e grandes empresas. É preciso que as marcas tenham acesso a dados corretos que permitam descobrir insights úteis e agir rapidamente. Segundo uma pesquisa da Econsultancy, as duas principais tendências digitais para 2020 serão o foco na experiência do cliente (24%) e a personalização (23%).

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De olho na forma como as empresas vão alcançar seu público, o Google está melhorando a mensuração desses resultados porque quer promover a publicidade de forma direcionada.

A ferramenta Brand Lift vem recebendo investimentos ao longo dos anos para mostrar aos anunciantes como as campanhas do YouTube impactam as métricas com reconhecimento da marca e intenção de compra.

O Google ampliou a capacidade da ferramenta para campanhas de TV. Objetivo é mostrar aos anunciantes como os anúncios na TV aumentam as buscas pela marca no Google e no YouTube em comparação às campanhas no YouTube, em comparação com as próprias campanhas veiculadas no YouTube.

Anúncios Online x Vendas Offline

Além da interação TV, YouTube e pesquisa online, o Google identificou uma conexão entre os anúncios online e visitas em lojas. Dos usuários que visitam um site ou aplicativo em seus telefones, 30% compram algo em uma loja no período de 24 horas.

Com base nisso, a empresa introduziu extensões de localização e medição de visitas às lojas físicas à Rede de Displays do Google, ajudando os vendedores a fechar o ciclo entre o anúncio online e as vendas offline. Assim, na medida em que os consumidores navegam em seus sites e apps favoritos, é possível impactá-los com anúncios que mostram o seu endereço comercial, instruções e fotos do Google Maps.

O Google também anunciou o remarketing entre os diferentes dispositivos da jornada do usuário (cross-device remarketing) para a Rede de Display do Google e o DoubleClick Bid Manager, que irá ajudar as empresas a alcançarem a mesma pessoa em todos os seus dispositivos, apps e sites favoritos. Agora, as empresas podem contar uma única história para seus público e decidir com que frequência os anúncios aparecerão em todos os seus dispositivos.