Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Google apresenta a campanha #ConviverTransforma – Respeita Meu Nome, que convidou o TRANSarau para chamar atenção a um elemento extremamente importante para pessoas trans e travestis: o respeito aos seus nomes.
A campanha celebra de maneira poética a conquista de um nome com o qual se identifica, e como todo o esforço para defender esse nome é digno de respeito. Para estrelar o filme, o Google convidou pessoas reais que apresentam seus nomes em meio ao poema. Em outros conteúdos, estas pessoas vão contar suas histórias e dar mais contexto sobre situações e questões ligadas ao tema.
A partir de hoje, ao pesquisar no Google “passo a passo retificação de nome e gênero”, será apresentado um conteúdo criado pela ONG Casa 1 que mostra o passo a passo para o processo na página de resultados. A Consultoria Transcendemos também preparou respostas às dúvidas comuns sobre a questão trans, como “o que é uma pessoa trans” ou “o que é cis/cisgênero”? Basta pesquisar por “Transcendemos explica”.
Para criar a campanha, foram convidadas oito pessoas trans para dois dias de imersão para entender quais eram suas maiores urgências e como endereçar assuntos essenciais. O respeito ao nome de uma pessoa trans foi uma questão latente e, por isso, o Google decidiu trazer isto como tema na campanha deste ano.
Este é o segundo ano em que o Google participa da conversa sobre visibilidade trans. Em 2019, um Doodle homenageando a Brenda Lee foi o ponto de partida para entender mais sobre a realidade dessa população e criar diversos conteúdos que ajudaram a informar, sensibilizar, contextualizar e normalizar estas existências.