Objetivo da big tech é zerar o uso desse tipo de arquivo até o fim de 2024
A partir desta quinta-feira (4), o Google passará a desativar os cookies de empresas e apps para 1% dos usuários do Chrome. A ideia da empresa de tecnologia é, até o fim deste ano, zerar o uso desse tipo de arquivo.
Como parte da fase de testes de uma iniciativa para reduzir o rastreamento de dados que anunciantes usam para identificar consumidores. A meta é acabar completamente com o uso de cookies de terceiros a partir do terceiro trimestre deste ano.
Os cookies de terceiros têm sido uma parte fundamental há quase três décadas. Embora possam ser usados para rastrear as atividades do seu site, os sites também os usam para oferecer suporte a uma variedade de experiências online.
O Google vem, desde 2020, trabalhando em alternativas aos cookies no Chrome, como parte de sua iniciativa Privacy Sandbox. A meta da empresa é fornecer aos anunciantes dados de navegação de forma anônima por meio de APIs específicas.
"Com o Privacy Sandbox, estamos adotando uma abordagem responsável para eliminar cookies de terceiros no Chrome", disse Anthony Chavez, VP da Privacy Sandbox. "À medida que introduzimos a Proteção contra Rastreamento, começamos com uma pequena porcentagem de usuários do Chrome para que os desenvolvedores possam testar sua preparação para uma internet sem cookies de terceiros", completou o executivo.
Entretanto, a empresa alerta que o cronograma de desativação está sujeito ao órgão regulador antitruste do Reino Unido, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).
(Crédito: Foto de Mitchell Luo na Unsplash)